Obras de drenagem e pavimentação avançam em Pendotiba


A região de Pendotiba está recebendo cerca de 5,8 quilômetros de rede de drenagem, nova pavimentação e urbanização. Ao todo, 21 serão beneficiadas pelas obras da Prefeitura de Niterói. Na última semana, as vias do entorno da Praça da Saudade receberam pavimentação: as ruas da Praça da Saudade, Coronel João Tomas e Cardoso de Melo. Em setembro, de acordo com o cronograma de obras, será a vez das ruas Professor José Peçanha Faria, Helena Brandão, José Fontenele serem entregues completamente revitalizadas. De acordo com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), até o fim do ano, todas as 21 ruas estarão finalizadas.

(foto Luciana Carneiro)

“Já fizemos investimentos importantes na infraestrutura de Pendotiba, com o novo reservatório de água com capacidade para dois milhões de litros de água que melhorou o sistema de abastecimento na região e a construção da Estação de Tratamento de Esgotos da região de Matapaca, Pendotiba, Maria Paula, por exemplo”, lembrou o prefeito durante vistoria no bairro, na manhã deste sábado (15). “Agora estamos implantando rede de drenagem, galerias pluviais e pavimentação como foi feito na Região Oceânica como fizemos no Cafubá, na Fazendinha, Piratininga, no bairro Peixoto, no Vale Feliz, como estamos fazendo no Santo Antônio e no Maravista. Até dezembro, serão 21 ruas finalizadas com melhorias de infraestrutura na região”.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América (Amaja), Marcio Pinto de Castro, falou da espera dos moradores por melhorias na região.

“A região está sendo muito bem cuidada com as obras que são esperadas há décadas por nós, moradores. São melhorias que vão ficar para sempre. As redes de drenagem e macrodrenagem melhoram a qualidade de vida e a saúde das pessoas porque diminui a poeira e o barro. Percebemos também que temos novos moradores chegando no bairro e isso valorizou também os imóveis”, destacou o presidente da Amaja.

A moradora Marcia Mathias Neto, que está há mais de 40 anos em Pendotiba, ressaltou a melhoria das ruas.

“Vim para cá com 15 anos e hoje tenho 57. Minha família toda mora por aqui, mãe, tia, irmãos. Cheguei a morar em outro bairro de Niterói e voltei porque a casa é boa e é tranquilo para as crianças. Sempre convivemos com lama. A gente nem lavava o carro porque não adiantava. Está obra está sendo muito boa”, disse a moradora.

Entre as vias que ainda receberão intervenções estão a Estrada do Muriqui Pequeno, ruas México, H, M, G, Barão Palmares, Leonardo da Vinci, Van Gogh, João Laegurt e Travessa Bela Vista. Para este projeto de urbanização, o Município está investindo mais de R$ 9 milhões.