Ferry Boat fará a ligação do Centro de Araruama a Praia Seca


A prefeitura inaugura nesta sexta-feira (14), uma obra que será literalmente um divisor de águas para Araruama. O sistema de travessia do Ferry Boat, que significa barco de passagem, em uma tradução do inglês, vai fazer a ligação aquaviária entre o centro e o distrito de Praia Seca, por meio da Lagoa de Araruama. Um marco histórico para o turismo da cidade.

Por causa da pandemia do coronavírus, a cerimônia será on-line, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, às 16h. Este será o último dia que um agente público poderá participar de inaugurações neste período eleitoral. Daí a pressa da inauguração.

O sistema conta com dois píeres, cada um com 60 metros; um localizado no centro de Araruama e outro no distrito de Praia Seca. Além disso, foram adquiridas duas embarcações que vão fazer a travessia.

A estrutura abrange, ainda, deck para embarcação, bilheteria, sanitários feminino e masculino, sanitário para pessoas com necessidades especiais e pátio de espera.

Tanto as embarcações quanto os píeres contam com iluminação para garantir boa visibilidade no período noturno, sendo que as embarcações possuem luzes subaquáticas.

Foi feito também um estudo de viabilidade econômica para chegar ao valor inicial do bilhete, que será de R$ 6,00. O tempo estimado da travessia de um lado para o outro é de 15 a 20 minutos. Durante o dia deverão ser transportados entre 350 a 400 passageiros.

A obra, construída com recursos próprios do município, vai alavancar e potencializar o turismo na cidade. Durante o trajeto com a embarcação a pessoa vai poder contemplar todas as belezas ao redor da Lagoa de Araruama. E quando chegar ao seu destino vai se deparar com uma das praias mais lindas da região: a Praia Seca, que tem 12 quilômetros de extensão. Com areias brancas e finas é um convite para o descanso.

Nas águas são realizados esportes náuticos, que atraem visitantes de vários lugares do Brasil. Além disso, a Praia Seca já sediou vários eventos, como canoagem, windsurf e kitesurf, por possuir uma das melhores raias do país para tais eventos.

Com a travessia do Ferry Boat todas essas atividades esportivas e de turismo vão ser potencializadas. Lembrando, claro, após esse período difícil de pandemia do Coronavírus. Uma vitória para os moradores de Araruama, que a cada dia veem a cidade crescer e se desenvolver com qualidade.

A inauguração será nessa sexta-feira, porém, devido à questões administrativas, o Sistema Ferry Boat deverá começar a funcionar para a população na primeira quinzena de setembro, com todos os cuidados necessários em relação à prevenção ao coronavírus.