Niterói começa a cadastrar voluntários para participar dos testes da vacina contra o coronavírus

A Prefeitura de Niterói abriu nesta quinta-feira (06) as inscrições para profissionais de saúde do município interessados em participar do ensaio clínico da fase 3 da vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. O estudo é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e irá avaliar a eficácia e a segurança da vacina contra o novo coronavírus.

Em Niterói, o estudo será conduzido em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, onde serão realizados o recrutamento e acompanhamento de pacientes na Policlínica Dr. Sérgio Arouca e no Hospital Municipal Oceânico. A expectativa é recrutar cerca de 850 voluntários na cidade, todos profissionais de saúde.

Os interessados podem enviar e-mail para vacinacovid19vitalbrasil@gmail.com com o nome completo, um telefone para contato, ocupação e instituição. Vale ressaltar que, posteriormente, será necessário apresentar registro profissional e crachá da instituição na qual trabalha. A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo recrutamento, coleta de dados e amostras biológicas já em agosto.

Os voluntários passarão por entrevistas e avaliações médicas e, caso concordem com os termos do estudo, receberão duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo, e serão monitorados pelos pesquisadores por um ano para análise dos resultados sobre a eficácia da vacina e também sobre a existência ou não de possíveis reações adversas.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância para a cidade em participar desse esforço da comunidade científica para a descoberta de uma vacina eficaz e segura contra a Covid-19.

 

“Niterói mais uma vez sai na frente, na vanguarda, nessa parceria com instituições de pesquisa. Com esse esforço, acreditamos que a comunidade científica, até o fim do ano, chegue à conquista da vacina que para podermos voltar ao normal anterior a essa pandemia”, afirmou o prefeito. "Todas as medidas que a Prefeitura de Niterói adotou no combate ao novo coronavírus e no Plano de Transição Gradual para o Novo Normal são baseadas na ciência e nas melhores experiências internacionais. E essas ações, junto com a conscientização da população, têm nos conduzido nessa batalha pela vida desde o início da pandemia".

Boletim - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o Município já tem 8.405 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 8.912 casos confirmados da doença e 119 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 309 óbitos.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino