Maricá ganha Casa de Abrigo para pessoas em situação de rua


A Secretaria de Assistência Social, entrega à população

nesta quinta-feira (06) a

Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, a primeira de Maricá

(foto Evelen Gouvêa)

A casa tem capacidade para atender até 30 pessoas em situação de rua, número considerado adequado dentro dos protocolos de segurança e distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid-19.

Localizado na Rua Tenente Coronel Aviador Roberto de Souza Machado, nº 18, quadra 159, em Araçatiba, o abrigo oferece alimentação, cuidados médicos, equipe formada por psicólogos, atividades físicas, oficinas e cursos, além da possibilidade de pernoite.

O nome da casa abrigo é uma homenagem a um morador em situação de rua que faleceu em 2019. A escolha foi feita pelos próprios usuários do local.

“Há alguns anos temos todo o mapeamento das pessoas que vivem nas ruas em Maricá. Nosso trabalho é identificar as necessidades dessas pessoas, como cuidados com a saúde, ausência de documentos e muitas outras” afirmou a secretária da pasta, Laura Costa. “Realizamos assembleias e disponibilizamos equipes multidisciplinares que incluem psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, professores, conselheiros de dependência química e muitas outras parcerias”, completou.