Cooperação entre Prefeitura e Marinha fomenta história e cultura aldeense

Fomentar atividades histórico-culturais em São Pedro da Aldeia, com calendários anuais de ações pré-programadas na morada da Aviação Naval. É com esse objetivo que a Prefeitura aldeense e o Comando da Força Aeronaval, da Marinha do Brasil, estão formatando um termo de cooperação. O documento, que deverá ser assinado em agosto próximo, terá a vigência de 48 meses, podendo ser renovado. Os detalhes da ação conjunta foram discutidos nesta quinta-feira (30) entre o prefeito Cláudio Chumbinho e o comandante da Força Aeronaval, contra-almirante Paulo Renato Rohwer Santos. 

                                          Prefeito Cláudio Chumbinho e o contra-almirante Paulo Renato Rohwer Santos 

 

A proposta é valorizar a relação histórico-cultural do município aldeense com a Aviação Naval, por meio de um Plano de Trabalho Cultural Conjunto, chamado “São Pedro da Aldeia, a morada da Aviação Naval”. O calendário cultural vai incentivar atividades como exposições itinerantes na Casa da Cultura, visitas guiadas à Base Aérea Naval, a única do Brasil, com foco no Museu Aeronaval, também o único do país, e nas unidades operativas do local, entre outras ações.   

 

 

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, a parceria entre a Prefeitura e a Marinha do Brasil sempre foi positiva para o município de São Pedro da Aldeia.

 

“Essa união entre os dois órgãos foi algo que sempre buscamos, desde o início do nosso governo. Nós só temos a agradecer, não só ao contra-almirante Rohwer, mas também a todos que passaram pelo Comando no período do nosso mandato. Estamos muito contentes com essa nova oportunidade, quem ganha é a população”, afirma. 

 

Aviação Naval 

 

O comandante da Força Aeronaval, contra-almirante Paulo Renato Rohwer Santos, lembra que um dos frutos da parceria entre a Prefeitura e a Força é a exposição estática e permanente de uma célula da Aeronave AF-1 “SkyHawk”, que ficará localizada próxima ao centro da cidade.

 

“A gente considera São Pedro da Aldeia a morada da aviação naval; a única Base Aérea Naval do Brasil está aqui desde 1961. Estamos iniciando as conversas para assinarmos um termo de cooperação para fomentar o interesse da sociedade na história do município e da aviação naval”, destaca. 

 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, também foi discutido durante a reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito aldeense. O encontro contou com a participação dos secretários de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, e de Governo, Eronildes Bezerra, além do CMG (RM1) Márcio Ribeiro, assessor cultural voluntário do Museu Aeronaval. 

 



 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino