Corpo de Bombeiros RJ comemora 164 anos com live, entrega de espadim e exposição


Em tempos de pandemia, a comemoração pelos 164 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) será diferente, assim como o Dia Nacional do Bombeiro que é festejado na mesma data. A tradicional solenidade, no Quartel Central, será adequada ao momento atual. Para atender às normas de segurança, está programada uma live a partir das 8 horas, sem a presença de familiares e convidados. O público, que normalmente lota o Casarão Vermelho, vai poder acompanhar via Facebook oficial da corporação (https://www.facebook.com/cbmerjoficial). No Instagram, a transmissão vai ser pelo perfil da Diretoria Geral de Ensino e Instrução (https://instagram.com/dgei_cbmerj).

Durante a cerimônia, haverá a entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar aos 50 cadetes da 63ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Os militares ficarão em forma de frente para o busto de D. Pedro II, patrono da corporação, com distanciamento físico e máscaras de proteção facial. Após o juramento, haverá a bênção dos espadins pelos capelães do CBMERJ.

Exposição Virtual de Fotografias

O dia 2 de julho marcará também a divulgação dos vencedores do 1º Festival de Fotografias do CBMERJ. O concurso selecionou 30 imagens que retratam a história e as atividades da instituição centenária, ressaltando seus valores e tradições. A exposição virtual estará aberta à visitação, até o dia 31 de agosto, no site da corporação: http://cbmerj.rj.gov.br/festival-de-fotografias

Ensino A Distância (EAD)

Ainda como parte das comemorações, durante o mês de julho, a corporação realizará a primeira versão 100% on-line da tradicional Semana de Prevenção.

A programação inclui palestras com noções básicas sobre riscos, prevenção de incêndios e orientações para casos de emergência. As atividades, voltadas para residentes no Estado do Rio, acontecerão entre os dias 10 e 16. Os interessados podem se inscrever no site da corporação, de 03 a 08 de julho: http://www.cbmerj.rj.gov.br/.