top of page

Costa do Sol indica nome técnico para Secretaria de Turismo do Estado


O Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) da Costa do Sol, formado por representantes do poder público e da iniciativa privada de 12 municípios, enviou carta ao governador Wilson Witzel e ao vice, Cláudio Castro, ambos do PSC, pedindo a efetivação de Adriana Homem de Carvalho no cargo de Secretária Estadual de Turismo. Ela vem ocupando a função interinamente, desde sábado, após o pedido de exoneração de Otávio Leite. Egressa da área de eventos, Adriana era a subsecretária e vinha participando de todos os projetos para a retomada do turismo fluminense.

O nome de Adriana Carvalhio para a Setur foi aprovado por unanimidade pelo Condetur. (Arquivo Pessoal)

Na carta, aprovada por unanimidade, os conselheiros afirmam que o setor de turismo foi o setor mais castigado da economia pelo surto do novo coronavírus. No documento, os conselheiros destacam que Adriana Carvalho é o melhor nome para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito por Otávio Leite, em especial em relação ao intercâmbio entre a capital e os municípios do interior fluminense. Adriana é presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos e é graduada em gestão pública municipal.

-- A mudança no comando do maior órgão de turismo do estado deixou todos preocupados porque estamos em meio a uma calamidade mundial e na véspera da retomada das atividades turísticas. Nunca o interior foi tão privilegiado quanto na gestão de Otávio Leite. Os programas não podem ser paralisados, pois são fundamentais para o desenvolvimento do turismo fluminense – apelou Marco Navega, presidente do Condetur.

Secretário de Turismo de Búzios, Armando Ehrenfreund lamentou a saída de Otávio Leite e previu prejuízos para o estado a interrupção dos projetos que estão em desenvolvimento. “Se não fosse a pandemia, teríamos um ótimo ano no setor. Otávio Leite estava dando um show na gestão pública do turismo, com ajuda de Adriana Carvalho” – disse Armando. Paulo Cotias, secretário de Cabo Frio, também defendeu a manutenção dos programas sem mudanças drásticas no comando do turismo:

-- Nossa grande preocupação é com a manutenção das políticas públicas, do relacionamento e das tratativas num momento que não é confortável. Para isso é necessário uma pessoa qualificada para a função máxima do turismo fluminense. É preciso manter as articulações que estavam em andamento, sem pirotecnias políticas – defendeu Cotias.

Ex-presidente da TurisRio, Thomaz Weber, hoteleiro em Búzios, também aprovou o nome de Adriana de Carvalho para o lugar de Otávio Leite:

-- Adriana é o melhor nome para conduzir a pasta, mantendo os programas com o apoio dos municípios e da equipe técnica da Secretaria de Turismo, que ela conhece muito bem.

O Condetur é a maior Instância de Governança Regional (IGR) do Estado do Rio e uma das maiores do Brasil, com três municípios na categoria A do turismo brasileiro (Cabo Frio, Búzios e Macaé). Das 123 IGRs do Estado do Rio, 11 aprovaram o nome de Adriana Carvalho para o lugar de Otávio Leite. Ainda não houve manifestação da IGR da grande Niterói, na Região Metropolitana.

bottom of page