Petrópolis tem segundo drive thru de teste rápido de coronavírus

Ação deste sábado (27) aconteceu no Quitandinha

com 300 pessoas inscritas para fazerem o exame.

Esse tipo de exame detecta infecções ocorridas há

mais de uma semana e que não necessitou de internações

Mais uma rodada do drive thru de testagem rápida do coronavírus foi realizada em Petrópolis. A ação neste sábado (27) aconteceu no Quitandinha. Foram 300 pessoas cadastradas para fazer o exame sem sair do carro em seis postos de coleta de sangue para o teste, que ajudou a agilizar o serviço. Para evitar aglomerações e trânsito no local, os resultados serão consultados pelos pacientes nos próximos dias direto no site da prefeitura, por intermédio do CPF.

 

O drive thru de testagem rápida teve início na última semana, em Itaipava. Até o dia oito de agosto, serão realizadas mais seis etapas semanais de drive thru em bairros diferentes. Esses locais foram escolhidos de acordo com os maiores índices de casos e óbitos do município.

 

"Nós temos 62 mil testes rápidos para testagem em massa da população, contando o que a prefeitura adquiriu e o que foi enviado pelo governo do Estado. Fazer a testagem em massa é uma forma de monitorar a transmissão do coronavírus na nossa cidade e poder adotar as medidas necessárias para conter essa propagação. Nós continuamos com o compromisso de zelar pela saúde da população, seguimos trabalhando para salvar a vida de petropolitanos", destacou o prefeito Bernardo Rossi (MDB).

 

A secretária de Saúde, Fabíola Heck, ressalta que, com a testagem em massa, já era esperado um aumento no número de casos positivos. No entanto, ela lembra que os testes rápidos são aplicados em pessoas que já apresentaram sintomas há mais tempo.

 

"Esses testes são feitos em pessoas que apresentaram algum dos sintomas da Covid-19 há mais de sete dias, ou seja, quem recebe um resultado positivo hoje, descobre que já esteve doente há uma semana ou mais e não precisou de uma internação em leito clínico ou de UTI", explicou a secretária, ressaltando que, apesar do aumento do número de casos positivos de infecção por coronavírus, a ocupação de leitos segue controlada - 30,36% de leitos clínicos pelo SUS e 35,34% de UTI pelo SUS até sexta (26.06).

 

Uma das pessoas que se inscreveram e fizeram o exame neste sábado foi Gláucia Pessoa, que mora no Bingen. "Acho essa ação muito importante para ajudar a gente a retomar a nossa vida no que vai ser o novo normal", disse.

 

As próximas ações do drive thru estão marcadas para Posse (04.07), Alto da Serra (11.07), Corrêas (18.07), Bingen (25.07), Centro (01.08) e Mosela (08.08). A quantidade de vagas e os locais exatos dos testes serão divulgados nas próximas semanas.

 

Os testes são voltados para quem apresentou sintomas como tosse, febre e dificuldades respiratórias há pelo menos sete dias - isso porque o exame é capaz de detectar a carga viral a partir desse período de infecção. Os cadastros para testagem serão feitos pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

 

Além da testagem no sistema de drive thru, a prefeitura da Cidade Imperial também faz os exames nas nove UBSs do município e está aplicando os testes em funcionários que trabalham em contato com público, como Comdep, Guarda Civil, Procon, secretarias de Saúde, Assistência Social e Obras.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino