Bernardo Rossi acompanha primeiro Drive Thru de testagem contra o coronavírus em Petrópolis

 A ação, realizada no Parque Municipal em Itaipava,

atendeu às 200 pessoas que fizeram o cadastro online

O primeiro Drive Thru de testagem a pacientes com casos suspeitos de infecção pelo coronavírus, em Petrópolis, foi realizado neste sábado (20), no Parque Municipal de Itaipava. Todas as 200 pessoas que se cadastraram por intermédio do link disponibilizado no site da prefeitura foram atendidas pelas equipes de saúde, compostas por 12 agentes, sendo seis enfermeiras e seis técnicas de enfermagem. Os resultados serão enviados por e-mail no início da próxima semana.

 

Os pacientes foram acolhidos por uma equipe de triagem e, em seguida, encaminhados à realização do exame. Todos que testarem positivo para o novo coronavírus serão orientados a procurar atendimento médico específico ou encaminhados ao isolamento domiciliar. Segundo o prefeito Bernardo Rossi (MDB), a ação de hoje mostrou o caminho a ser seguido nas próximas testagens.

 

“Ficamos muito satisfeitos com a ação de hoje no Parque Municipal de Itaipava. Não houve fila, não tivemos engarrafamento e tudo correu exatamente como o que havia sido planejado. Isso mostra que podemos e devemos ampliar ainda mais nossas testagens. Desta forma vamos continuar seguindo nossa meta inicial, a de salvar vidas e preservar a saúde de toda a população”, afirmou o prefeito.

 

Bernardo Rossi disse, ainda, que uma nova ação nos mesmos moldes já está marcada para o próximo sábado (27), no bairro Quitandinha. “Vamos ampliar a testagem para que possamos monitorar a transmissibilidade do coronavírus em Petrópolis. No próximo sábado faremos mais um Drive Thru, mas no bairro Quitandinha. Queremos testar grupos, como taxistas e comerciantes, por exemplo. Queremos fazer testagens nos bairros também. Estamos estudando, junto à Secretaria de Saúde, a melhor forma de abrangência para a testagem na cidade com a certeza de que estamos no caminho certo”, disse.

 

Em relação aos servidores municipais, a ampliação dos exames já terá início na próxima semana, com a testagem rápida de todos os colaboradores da Guarda Civil Municipal e Comdep. Em uma live, realizada durante a ação na manhã de hoje em Itaipava, Bernardo Rossi elogiou o trabalho realizado pelas equipes da saúde e afirmou, também, que os testes nas Unidades Básicas de Saúde terão início na próxima terça-feira.

 

“Já conversei com a secretária de Saúde, Fabíola Heck, e está tudo alinhado para que as UBS também recebam os testes. A saúde está terminando a capacitação das equipes e já nesta terça-feira (23), vamos começar a testar mais pessoas”.

 

O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) deverá seguir as mesmas regras do Drive Thru, ou seja, com prévio agendamento por meio do link que será disponibilizado no site da prefeitura, na próxima semana, dando, ainda, a opção de escolha da unidade mais próxima aos usuários. Vale lembrar que o trabalho será voltado a pacientes que tenham apresentado sintomas compatíveis com a doença há, pelo menos, oito dias.

 

“Estamos abrindo esse atendimento à parte da população que tenha apresentado os sintomas básicos da doença, como problemas respiratórios, por exemplo. No início da próxima semana vamos divulgar todas as informações pertinentes, tanto a essa abertura para as UBS, quanto à segunda ação do Drive Thru que acontecerá no bairro Quitandinha. Vamos abrir mais esse leque de oportunidades para que mais pessoas possam ser atendidas em caso de necessidade”, finalizou a secretária de Saúde do município, Fabíola Heck.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino