Novos guardas municipais de Maricá têm que ser convocados até 02 de julho


A convocação de novos guardas municipais, aprovados em concurso público, está nas mãos da Câmara Municipal de Maricá que recebeu na quinta-feira (03), uma nova mensagem do Executivo, sob o protocolo nº 667/2020, para apreciação e votação

Presidente da Comissão de Segurança da Câmara, vereador Fabiano Novaes (PSD)

“Na sessão ordinária desta segunda-feira (08), discutimos a matéria em plenário. Amanhã (10), a mensagem deverá ser lida na sessão e, posteriormente, analisada até sexta-feira (12), pelas Comissões de Segurança e Justiça. A intenção é que os 17 vereadores votem a mensagem do Executivo em 1º e 2º turnos na segunda-feira (15), para que a Prefeitura possa agilizar e publicar a convocação dos concursados aprovados”, explicou o presidente da Comissão de Segurança da Câmara, vereador Fabiano Novaes (PSD).

Como 2020 é ano eleitoral, a Prefeitura tem prazo até o dia 02 de julho para convocar, através de publicação no Jornal Oficial de Maricá (JOM), os aprovados no concurso. A partir daí, os candidatos passarão pela pesquisa social, entrega de documentação, treinamento e período de estágio para se integrarem em definitivo à Guarda Municipal.

Esse trabalho de aceleração do processo de admissão dos GMs foi feito pelo vereador Fabiano Novaes em entendimento com o secretário municipal de Ordem Pública e Gabinete Institucionais, tenente-coronel PM Júlio Veras, que, por sua vez, sensibilizou o prefeito Fabiano Horta (PT) da necessidade de aumentar o efetivo da corporação.

O vereador Fabiano Novaes também defende a criação de um fundo independente para que a Guarda Municipal de Maricá possa se qualificar, futuramente ter porte de arma e adquirir equipamentos de trabalho.