Diocese de Nova Friburgo celebra Corpus Christi com missas online e procissões sem fiéis


A diocese orienta que os fiéis coloquem altares

com toalha branca, vela, crucifixo e flores nas janelas

e aguardem em oração a passagem das procissões

De maneira diferente, por causa da pandemia do novo coronavírus, as comunidades da Diocese de Nova Friburgo se preparam para a festa de Corpus Christi, tradicional solenidade católica que celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Em 2020, a data acontece na próxima quinta-feira (11), mas sem a confecção dos tradicionais tapetes de sal pelas ruas das cidades que pertencem a diocese.

Segundo a diocese, para evitar aglomerações e seguir às recomendações das autoridades governamentais, sanitárias e eclesiásticas, as missas serão realizadas sem a participação de fiéis nos templos, mas com transmissão online pelas redes sociais.

Nesse ano, não acontecerá a tradicional confecção dos tapetes de sal pelas ruas das 19 cidades da diocese, mas haverá procissões com o Santíssimo Sacramento. Os percursos serão realizados no entorno das comunidades. Segundo a diocese, as paróquias solicitaram autorização das autoridades municipais para a realização do evento. O sacerdote, o condutor do veículo e as demais pessoas envolvidas deverão utilizar máscaras de proteção. A diocese orienta que os fiéis coloquem altares com toalha branca, vela, crucifixo e flores nas janelas e aguardem em oração a passagem da procissão.

Programação em Nova Friburgo

Seguindo a tradição, o Administrador Apostólico da Diocese, Dom Paulo Antônio De Conto, presidirá a cerimônia em Nova Friburgo, na Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypú. A celebração acontece às 15h. Ao final da missa haverá procissão. O cortejo sairá da paróquia e passará pela Rua Moisés Amélio, Avenida Alberto Braune, chegando à Catedral Diocesana São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade. Ao término, Dom Paulo concederá a benção do Santíssimo Sacramento.

Durante o trajeto, a diocese recolherá cobertores e agasalhos para campanha ‘Corpus Christi Solidário’, promovida pela Cáritas Diocesana. Os itens arrecadados serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. (fonte G1)