Os inscritos vão participar de uma comunidade virtual
que propõe uma viagem irresistível pelo mundo
tendo como ponto de partida a literatura
Nos últimos meses, o mundo parou, as viagens tiveram que ser canceladas, as pessoas se distanciaram, as relações de trabalho foram alteradas e as nossas vidas passaram a ter a dimensão de nossas casas. Mas que tal aproveitar o tempo de isolamento voluntário ou obrigatório para soltar a imaginação e fazer uma viagem pelo mundo sem sair do lugar, tendo como ponto de partida a literatura? Essa é a ideia do clube de leitura online “Volta ao Mundo Literária”, idealizado pela produtora de viagens NomadRoots - Viagem e Conhecimento, que terá início na próxima segunda-feira, dia 08 de junho.
“Somos um Clube de Leitura inspirado em viagens. A cada livro aberto, abrimos também o nosso mundo. Entramos nos trechos mais estreitos da imaginação para visitar lugares emocionantes. Nesse trajeto de infinitas passagens, contaremos com mediadores experientes que nos ajudam a aumentar a bagagem, sem perder a leveza dos encontros. Há muitos países por visitar – dentro e fora da gente. Todos eles se alinham em páginas que leremos juntos neste clube onde toda história é um destino”, comenta Paola Gulin, fundadora do clube de leitura “Volta Ao Mundo Literária”.
Os inscritos no “Volta ao Mundo Literária”, de qualquer canto do mundo, terão encontros virtuais ao vivo, realizados por meio da plataforma Zoom, de 15 em 15 dias, fazendo uma incrível viagem através da literatura. O clube literário, que será mediado pelo professor e escritor Francisco Escorsim, especialista em educação da imaginação e formação do imaginário, trará informações sobre o país, sua cultura, história, período histórico em que o livro se passa e muitas outras curiosidades, além de discutir conteúdos sobre o autor e estilo literário. Além disso, os encontros contarão com convidados especiais, que deixarão a experiência ainda mais enriquecedora.
Os participantes terão acesso, também, a vários conteúdos exclusivos para aprofundar os estudos em cada obra e país, entre eles dicas de filmes, séries, outras opções de livros, reportagens, documentários e playlists musicais. “Para cada encontro, o grupo vai combinar previamente qual é o trecho do livro que deve ser lido. Compartilharemos nossas impressões, comentários e dúvidas sobre o que lemos e o Francisco Escorsim, nosso mediador de leitura, orientará nossa conversa e para enriquecer ainda mais esse momento. Em geral, temos entre 2 e 4 encontros por livro/destino, dependendo da complexidade do livro”, explica Paola Gulin.
Para começar, na próxima segunda-feira, dia 08 de junho, o clube de leitura vai iniciar a viagem pela Inglaterra, com o livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Na sequência, serão trabalhadas as obras: O Nome da Rosa, de Umberto Eco (Itália), a partir de 20 de julho; Kyoto, de Yasunari Kawabata (Japão), a partir de 30 de agosto; e Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski (Rússia), a partir de 28 de setembro. Os encontros e livros não acabam por aí! A viagem sempre continua. O projeto terá muitas outras obras discutidas, que serão escolhidas por votação do grupo. Cada encontro terá em média 2h de duração.
“As obras discutidas no clube de leitura são criteriosamente escolhidas para trazer mais sobre a cultura do país, além de serem escritas por escritores renomados, de muito destaque em seus países. Tudo isso para que o nosso público tenha uma verdadeira experiência de vida e repleta de conhecimentos, que trarão uma nova visão de mundo, além de promover momentos de relaxamento em um momento em que a tensão toma conta do planeta”, completa Paola Gulin.
As assinaturas do clube de leitura “Volta ao Mundo Literária” custam R$ 59 por mês e podem ser feitas pelo site www.voltaaomundoliteraria.com.br. As atividades, que têm vagas limitadas, serão realizadas sempre em segundas-feiras, no período da noite (19h). Mais informações no site www.voltaaomundoliteraria.com.br ou no perfil oficial do projeto no Instagram (@voltaaomundoliteraria).