Araruama ganha primeira escola municipal 100% ecológica


Imagina reunir no mesmo lugar:

excelência no ensino e cuidados com a

preservação dos recursos naturais.

Pois em Araruama esse conceito é levado a sério

Hoje, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura inaugurou a Primeira Praça Escola Municipal 100% Ecológica da Região. Para evitar aglomeração, por causa da pandemia do Coronavírus, a entrega foi online, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

A unidade, que fica no bairro Novo Horizonte, leva o nome de Praça Escola Municipal Marcos Heron.

Durante a entrega a prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) reforçou o compromisso com as obras que promovam a sustentabilidade. “Aqui nossas crianças vão entender a importância de cuidar do meio ambiente. Educação precisa de investimento e aqui nós levamos isso a sério. Além dessa escola, outras 5 unidades também 100% ecológicas vão ser inauguradas nas seguintes localidades: Areal, Itatiquara, que fica no distrito de Morro Grande, Vila Canaã, Fazendinha e Condomínio 2, no quinto distrito”, disse.

A prefeita lembrou, ainda, que só no quinto distrito já foram investidos cerca de R$ 15 milhões em obras. E esclareceu que para fazer tudo isso é preciso ter planejamento e responsabilidade. “Temos que ter planejamento e verba em caixa. Uma obra tem que ter começo, meio e fim. Quando sairmos desse momento difícil da pandemia, vamos usufruir de todas essas conquistas. Araruama está se tornando um exemplo para o Estado e para o Brasil”, finalizou.

Tudo na escola foi pensado para atender o conceito de Sustentabilidade Ambiental, como o uso da energia solar, além de captação e reaproveitamento da água da chuva. Foi instalada uma cisterna receptora, com capacidade para 48 mil litros. A água vai ser usada, por exemplo, para descarga dos sanitários, limpeza da unidade e para molhar o jardim.

A unidade vai atender 400 alunos em dois turnos. Serão 18 turmas: 08 de Educação Infantil, 02 de 1° ano, 02 de 2° ano, 02 de 3° ano, 02 de 4° ano e 02 de 5° ano. A escola também conta, por exemplo, com sala multimídia, sala de leitura, anfiteatro e ginásio poliesportivo, reversível para teatro. Isso significa que, além de contar com várias modalidades esportivas, os alunos também tem espaço para desenvolver habilidades artísticas e promover a cultura local.

E por que Praça Escola Municipal?

A novidade é que também foi construída uma linda praça. Durante a semana, de segunda à sexta-feira, a unidade é usada só para o ensino dos estudantes. Já nos finais de semana e feriados a praça é aberta aos moradores do bairro, e poderá ser usada para atividades de lazer e recreação.