Covid-19: Niterói recebe novos respiradores e amplia testagem rápida


Equipamentos vieram da China e foram levados

para o Hospital Municipal Oceânico.

População será orientada por aplicativo caso seja necessário

se encaminhar aos locais para fazer o teste

A Prefeitura de Niterói adquiriu mais 80 respiradores para reforçar o atendimento aos pacientes graves com a Covid-19. Os equipamentos chegaram na última sexta-feira (29) no Hospital Municipal Oceânico de Niterói vindos da China. Em vídeo nas redes sociais o prefeito Rodrigo Neves (PDT) destacou que esta é mais uma importante medida do município no combate ao avanço do coronavírus na cidade.

“Desde o início da pandemia, Niterói vem adotando medidas importantes, com base na ciência e nos indicadores da Saúde. A participação da sociedade, que cumpriu o isolamento social, também foi fundamental para evitarmos uma explosão de casos. Poderíamos estar vivendo uma tragédia sanitária e humanitária, com o aumento da demanda em nossos hospitais. E isso não aconteceu graças às medidas de isolamento social e restrição de circulação adotadas na cidade e, principalmente, graças à perseverança da população, que mostrou disciplina para ficar em casa”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que a chegada dos novos respiradores representa um importante reforço nessa guerra contra o vírus e junto aos profissionais de saúde, que são incansáveis na luta por salvar vidas. Aberto em 10 de abril, o Hospital Municipal Oceânico de Niterói é a primeira unidade no país exclusiva para o tratamento de casos graves de infectados pelo coronavírus.

“Conseguimos ter hoje uma retaguarda de leitos à frente da curva da doença. Vivemos ainda uma situação preocupante, que exige atenção total neste processo gradual para o novo normal.

Estamos vencendo esta batalha, mas é preciso perseverar no isolamento social e termos uma mudança nos hábitos de higiene e limpeza”, disse o secretário. “Vale ressaltar que a testagem rápida que estamos realizando e que será ampliada a partir de quarta-feira, com sistema drive thru, tem sido muito importante para nos ajudar a verificar a circulação do vírus na cidade, assim como organizar as ações de quarentena, com a abertura do centro de referência para quem não tem condições de cumprir o isolamento na sua residência”, acrescentou.

Testes rápidos em sistema Drive Thru - A partir desta quarta-feira (3), o município vai ampliar a oferta de testagem rápida para Covid-19 em dois pontos da cidade, no modelo de drive thru. O sistema, no qual não é necessário sair do carro para realizar o exame, vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, em dois locais: Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, na orla do bairro de São Francisco, Zona Sul, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica.

Esta ação é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, e será possível ser realizada por meio do aplicativo Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br), desenvolvido pelo Instituto com a Zoox Smart Data. O uso desta tecnologia foi cedido à Prefeitura de Niterói através de um convênio sem custos aos cofres públicos. O local de testagem só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário pelo aplicativo.

A população será orientada pelo aplicativo caso seja necessário se encaminhar aos locais para fazer o teste rápido. Após responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital, o usuário receberá uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem naquele momento. Se confirmada, é enviado um convite para agendamento, com data e hora marcados. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (1), Niterói tem 2.994 casos confirmados de Covid-19, com 1.140 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 119 óbitos e tem 1.625 pacientes recuperados.