Itaipuaçu ganha sede distrital da prefeitura de Maricá


Distante do Centro de Maricá cerca de 20km, onde estão instalados a sede da Prefeitura e órgãos públicos, os moradores de Itaipuaçu enfrentavam verdadeiras maratonas para resolver seus problemas, dificultados com péssimo serviço de transporte público a cargo da Viação N.S. do Amparo, que mantém o monopólio na cidade, e a falta de agências bancárias

(fotos Paulo Celestino/Jornal Gazeta)

Hoje (26), feriado municipal com a cidade comemorando 206 de emancipação político-administrativa, o prefeito Fabiano Horta (PT) entregou, no início da tarde a sede distrital do Executivo municipal Prefeito Jorge Silva, em Itaipuaçu. O novo edifício funcionará como um centro administrativo, concentrando diversos serviços para o público e equipes de secretarias e órgãos municipais.

Em uma cerimônia breve, à qual compareceram alguns secretários municipais, devido às restrições de circulação de pessoas, Horta ressaltou que a entrega da nova sede, por si é motivo de alegria, serve também como chamado à responsabilidade de todos para conter a propagação da Covid-19 no município.

Fabiano Horta numa breve solenidade de inauguração da sede distrital

"Comemorar aniversário, como Maricá faz hoje, é celebrar os afetos vividos, mas infelizmente hoje às ruas não estão cheias, devido a essa pandemia que enfrentamos. Por isso vou insistir sempre na necessidade de isolamento social, porque é a partir dele que vamos manter uma curva suave de aumento de casos e, assim, vamos vencer essa doença. Mas é necessário entender que isso leva tempo", destacou o prefeito.

O prefeito também mencionou que a nova sede oferecerá todos os serviços públicos que já são prestados na sede do Executivo, no Centro, e que a entrega do equipamento é um gesto prático.

"A vida voltará ao normal. Hoje já entregamos duas escolas e sabemos que haverá aulas de novo, as crianças voltarão a correr. Mas isso leva tempo, e quando acontecer será em novas bases", afirmou Horta, que também homenageou o ex-prefeito que dá nome à nova sede: "Jorge era um desbravador e Itaipuaçu é um local que vem sendo desbravado. É dever nosso preservar o legado das pessoas que fizeram está cidade".

A sede fica próxima ao Polo de Atendimento para casos de coronavírus

O prédio está localizado na Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), no Jardim Atlântico Oeste, e possui um total de 25 salas, mais uma sala para uso do prefeito Fabiano Horta. As demais salas serão ocupadas por diversas secretarias, assim como na sede da Prefeitura no Centro – entre elas estarão as equipes de fiscalização de urbanismo, de posturas/transporte, tributos, receita, planejamento e de obras e meio ambiente, além de auditoria, Procuradoria do Município e Secretaria de Governo.

O centro administrativo de Itaipuaçu vai contar também com um espaço de atendimento ao contribuinte, onde será possível obter boletos do IPTU, receber informações sobre serviços municipais e abrir solicitações, assim como ocorre nos postos dos Serviços Integrados Municipal (SIM).

Itaipuaçu é o maior dos quatro distritos de Maricá, faz limite com Itaipu (Niterói), tem uma população estimada em 60 mil habitantes, maior loteamento urbano da América Latina, o bairro Jardim Atlântico e, também, um condomínio do Minha Casa Minha Vida que abriga cerca de 1.400 famílias.