top of page

Itaboraí completa 187 anos e decreta luto de 3 dias pelas vítimas do Covid-19


Nos 187 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí, uma pequena cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (22) em frente a Prefeitura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. As bandeiras nacional, estadual e municipal foram hasteadas e ficaram a meio mastro, devido ao luto de três dias decretado em respeito às vítimas do Covid-19, no município.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza comentou sobre o momento que a cidade está passando

Sadinoel hasteou a madeira meio mastro (foto PMI)

“Tomamos todas as medidas possíveis e cabíveis para conter o avanço da doença. Quero aqui ressaltar e me solidarizar com todos os profissionais que estão envolvidos direta e indiretamente no combate ao coronavírus em Itaboraí. O único remédio que nós temos é o isolamento, não é para não ser contaminado, mas para que tenhamos hospitais e leitos para que possamos atender todo mundo que precisar. Parabéns a todos os profissionais da Saúde que estão se dedicando tanto neste momento”, disse Sadinoel, ao lado do presidente da Câmara dos Vereadores, Sandro Construforte; do secretário municipal de Educação, Osório de Souza e do chefe de Gabinete, Sílvio Pinho.

No mês de maio, a Prefeitura de Itaboraí continuou trabalhando para enfrentar a luta contra o coronavírus. Nesta semana foi inaugurado o Centro de Teste Rápido para o Covid-19, em Manilha. Um local onde as pessoas que apresentarem os sintomas da doença poderão fazer a testagem e ter um rápido diagnóstico. É esperado que 250 pessoas sejam atendidas no local, podendo aumentar de acordo com o funcionamento.

Ainda nesta semana, a cidade recebeu o Centro Cardiológico de Itaboraí Sidney dos Santos Cotrim, no Centro. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura inaugurou o espaço onde a população poderá tratar doenças coronarianas, tendo a disposição equipamentos para exames e consultas.

A Casa de Saúde São Judas Tadeu, em Outeiro das Pedras, está sendo preparada para receber 30 novos leitos e atender os pacientes testados positivos para o coronavírus. Esse será um legado que vai ficar para a cidade. Após a pandemia, a ideia da Prefeitura é transformar o local em uma ampla maternidade, além de abrir uma entrada para casos emergenciais. Atualmente, 120 profissionais, todos de Itaboraí, estão dia e noite trabalhando para deixar tudo pronto. A expectativa é de aproximadamente 150 leitos até o final do ano.

No último boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado na noite desta quinta-feira (21), Itaboraí registra 45 óbitos 530 casos confirmados de coronavírus.

Já a Secretaria Municipal de Saúde divulgou os seguintes números: 59 óbitos, 964 casos confirmados, 114 em investigação e 235 casos descartados de coronavírus.

bottom of page