top of page

Idosos deixam mansão dos velhinhos e vão para hotel em Teresópolis


Asilo passará por desinfecção após notificação de casos de COVID-19. Hospedagem será custeada por doação da Fecomércio-RJ.

As Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde de Teresópolis transferiram na tarde desta sexta-feira (15), os 50 internos da Mansão do Velhinhos, em Pimenteiras, para o hotel Athos, localizado no bairro de Fátima. A medida preventiva foi uma iniciativa do prefeito Vinicius Claussen (Cidadania) para que o asilo possa ser liberado para desinfecção após notificação de casos de COVID-19 entre os idosos.

Desde o início da pandemia a Secretaria de Saúde monitora semanalmente todos os asilos da cidade, orientando os responsáveis sobre sintomas de contágio pelo coronavírus, também com entrega de máscaras. Nesse monitoramento, um interno da Mansão dos Velhinhos apresentou sintomas, testou positivo para COVID-19 e veio a óbito. Com isso, a Secretaria de Saúde começou a testar os demais idosos e recomendou a liberação do local para desinfecção.

"Ficamos sensibilizados com a situação da instituição, que não teria onde abrigar provisoriamente os idosos. Por isso, fiz uma articulação com a Fecomércio-RJ, por meio do presidente da instituição, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, e conseguimos o custeio dessa hospedagem. Nosso muito obrigado a ele e ao Rodiney Turl, presidente do Sincomércio Teresópolis, pela pronta resposta, em nome de todos os idosos e profissionais do asilo. Parabéns às secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social pelo importante trabalho”, comenta o prefeito Vinicius Claussen.

A Procuradoria Geral do Município garantiu a legalidade da medida junto ao Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis. As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social seguirão acompanhando os 50 idosos da Mansão dos Velhinhos.

A hospedagem dos idosos e profissionais do asilo será por 7 dias, em quartos individuais, com pensão completa.

A desinfecção na Mansão dos Velhinhos será feita neste fim de semana por equipes das secretarias de Agricultura e de Serviços Públicos.

Além do idoso que veio óbito, outros 13 idosos têm o diagnóstico positivo: 12 estão em isolamento total e um está internado em enfermaria do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

bottom of page