Covid-19: Teresópolis compra monitores cardíacos, testes rápidos e abre mais leitos


A Prefeitura de Teresópolis autorizou as dispensas de licitação para aquisição de monitores cardíacos e testes rápidos necessários para combate ao coronavírus no município

Para dar mais transparência ao procedimento, ampliar a divulgação do ato e, consequentemente, a possibilidade de mais fornecedores participantes, o procedimento de cotação de preços foi precedido de publicação em Diário Oficial de intenção de compra e de disparo de e-mails de cotação para as empresas cadastradas na Secretaria Municipal de Administração.

Duas empresas apresentaram proposta para a compra de monitores cardíacos, sendo R$ 28 mil a oferta de menor valor. Serão investidos R$ 560 mil na aquisição de 20 unidades.

A dispensa de licitação pode ser conferida na edição de segunda-feira (11), do Diário Oficial Eletrônico do Município pelo link https://teresopolis.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/086-Segunda-feira-11-de-Maio-de-2020.pdf.

Leitos

A Prefeitura de Teresópolis abre nesta quarta-feira (13) mais 17 leitos exclusivos para atendimento aos pacientes de COVID-19, totalizando 60 leitos clínicos disponibilizados para o enfrentamento à pandemia no município.

A previsão é de que, ainda nesta semana, o município ponha à disposição 3 novos leitos de UTI, totalizando 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva específicos para pacientes com o novo coronavírus.

“Seguimos na guerra pela ampliação de leitos clínicos e de UTI para enfrentamento à COVID-19. Saímos de zero leito, há 2 meses, para imediatos 19, chegamos ao início de maio com 43 e esta semana estamos concluindo a terceira etapa. A próxima meta, ainda para este mês de maio, é abrir mais 9 leitos de UTI”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen (Cidadania).

Teresópolis não foi contemplado com hospital de campanha pelo Governo do Estado, e a Gestão Municipal adotou a sua própria estratégia de abertura de leitos nas estruturas disponíveis no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e Hospital São José (HSJ), conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos visto que hospitais de campanha em vários municípios, e até na capital, ainda não foram inaugurados ou não estão com funcionamento pleno. Essa medida que adotamos deu agilidade ao processo e vem salvando vidas. Seguiremos adotando todas as medidas necessárias para proteger a população, mas contamos também com cada teresopolitano fazendo sua parte. Use máscaras, fique em casa, não faça aglomerações nem deixe seus filhos nas praças. Apenas, juntos, venceremos o coronavírus”, conclui o prefeito.