Respiradores: GBNEWS noticiou e a reportagem da TV Globo mexeu com a Prefeitura de Maricá

No fim da noite desta segunda-feira (04), a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Maricá distribuiu uma nota para desmentir a reportagem do RJTV 2ª edição da TV Globo, sobre a compra de respiradores para o recém inaugurado Hospital Municipal Che Guevara. Segundo o governo municipal a TV Globo preferiu ignorar detalhes. Em abril, o GBNEWS alertou sobre a falta da entrega dos equipamentos, e embora solicitado, não obteve retorno da Prefeitura. O link  de “Fornecedor não entrega equipamentos e deixa novo hospital de Maricá na mão” está no final desta matéria.

                                               Respirador da UTI do Hospital Municipal Che Guevara (foto divulgação)

 

Na reportagem a TV Globo diz que o Ministério Público investiga a compra de 70 aparelhos respiradores pela prefeitura de Maricá. Os equipamentos foram pagos e iam para o hospital Che Guevara, mas a empresa entregou os respiradores para outros clientes, fazendo com que o hospital tenha apenas 25 respiradores.

 

A prefeitura de Maricá informou, segundo a reportagem, que fechou um contrato de R$ 14,5 milhões com a empresa Duplo X Comércio e Serviços, com nome fantasia Mercadão das Embalagens, que previa a entrega de 70 respiradores no dia 22 de abril. O pagamento seria feito no momento da entrega dos equipamentos mas, segundo a prefeitura, eles descobriram que os respiradores foram vendidos para outro cliente.

A reportagem diz ainda que a prefeitura prometeu 150 leitos, sendo 70 de UTI, mas foi inaugurado com apenas 25 respiradores. A prefeitura prometeu um hospital moderno, de ponta, mas contratou uma empresa que nunca tinha comprado respiradores antes e que não possui o certificado Afe, exigido pela Anvisa de empresas que armazenam, distribuem, importam ou transportam produtos como respiradores.

Sobre o negócio fechado com a empresa, a prefeitura de Maricá informou a TV Globo que o Mercadão das Embalagens possui registro regular de atividade para comércio de produtos hospitalares e foi a empresa que apresentou o melhor preço. A prefeitura disse ainda que recebeu dezessete monitores, que já foram pagos e que o restante do contrato foi cancelado.

 

A reportagem da TV Globo fez com que a Comunicação Social da Prefeitura de Maricá emitisse no final da noite de ontem a seguinte nota:

 

 “Em razão de matéria veiculada no RJ TV 2ª edição, em 04/04/2020, sobre a compra de respiradores para unidades de terapia intensiva, a Prefeitura de Maricá considera a abordagem descabida e esclarece que: 

 

- Mesmo em razão da falta de respiradores no mercado, e da corrida mundial em busca dos mesmos, o processo de compra atendeu a todos os requisitos legais. A empresa vencedora do certame estava legalmente habilitada e foi dispensada, pela própria Anvisa, de qualquer tipo de autorização adicional para fornecer os equipamentos. Exigência que a reportagem, apesar de alertada sobre isso, preferiu ignorar. 

 

- A fornecedora venceu a disputa por apresentar o melhor preço e realizou a entrada de 17 equipamentos, no entanto, por não conseguir entregar o que foi encomendado, a Prefeitura cancelou o contrato. Não houve, também, qualquer pagamento adiantado, prática nunca adotada por essa Prefeitura. 

 

- O município continua à disposição do Ministério Público, como sempre esteve, para prestar qualquer esclarecimento que se faça necessário. Até o momento, desconhecemos a existência de investigações nesse sentido.

 

- O Hospital Municipal está pronto e equipado para atender a cidade de Maricá e combater essa pandemia. Sua expansão, conforme anunciado, acontecerá ao longo do mês do mês de maio e garantirá o pleno atendimento à população de Maricá. 

 

- A pandemia exige pressa, responsabilidade, seriedade e solidariedade. Nada disso falta à essa Prefeitura”.

 

Link da reportagem do GBNEWS publicada em 18 de abril de 2020:

 

https://www.gbnews.com.br/single-post/2020/04/17/Fornecedor-n%C3%A3o-entrega-equipamentos-e-deixa-novo-hospital-de-Maric%C3%A1-na-m%C3%A3o

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino