top of page

Prefeitura instala barreiras sanitárias em Maricá de olho na Serra da Tiririca


Com a proibição de aglomeração e banhos de mar em Niterói, que tem fiscalização efetiva, as praias de Maricá começaram a receber um número cada vez maior de visitantes de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, que são cidades vizinhas. O GBNEWS sempre alertou as autoridades maricaenses da necessidade de montar barreiras, principalmente nos fins se semana para evitar essa invasão de banhistas

Barreiras serão montadas nos acessos à Maricá (foto Agência GBNEWS)

Finalmente, Maricá estará fechada durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho para os turistas. Somente moradores e quem trabalha na cidade terão acesso aos bairros, embora uma porteira estará aberta, a Serra da Tiririca, que liga Itaipu (Niterói) a Itaipuaçu (Maricá), que terá uma vigilância redobrada.

A medida decretada pelo prefeito Fabiano Horta (PT) visa conter o avanço do coronavirus no município e manter a curva de casos registrada na cidade com o comportamento atual. Serão montadas nove barreiras sanitárias a partir das 15h desta quinta-feira (30) até às 18h do dia 3 de maio, que funcionarão 24 horas no limite com os municípios de Niterói, Saquarema, São Gonçalo e Itaboraí.

As barreiras sanitárias contarão com agentes da guarda municipal e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), que também estarão nos acessos às praias e pontos turísticos. Para entrar na cidade será exigido que a pessoa apresente um comprovante de residência ou assine um termo de declaração informando o endereço e telefone da pessoa.

“Resolvemos tomar a medida porque é feriado e teremos tempo bom. Nós ainda não podemos permitir que as belezas naturais de Maricá sejam divididas e compartilhadas em um momento que a gente precisa ficar em isolamento. Peço que os moradores mantenham um comprovante de residência para esse tráfego. Maricá cumpriu e tem cumprido o seu papel de isolamento, e isso determinou que ganhássemos espaços de segurança e esperanças - e queremos manter isso", disse Horta ao justificar a medida.

(foto Agência GBNEWS)

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio Veras, além das barreiras sanitárias, os agentes farão o monitoramento da orla e nas cachoeiras. "A nossa fiscalização estará presente em todos os pontos turísticos da cidade. Toda a orla será monitorada por agentes da guarda municipal, defesa civil e força policial. Nem mesmo os moradores poderão ter acesso a esses locais", garantiu.

As barreiras sanitárias serão instaladas nos seguintes locais: Calaboca (bifurcação Rancho da Costela), Cajueiro, São José, Zacarias Rotatória, Bambui (entrada de Bambui), Espraiado (bifurcação), Ubatiba Módulo, Jaconé (rotatória); e em Ponta Negra, no DPO. Praia Roberto Marinho e o acesso à restinga pela Rua Zero serão bloqueados.

Serra da Tiririca faz a ligação Niterói-Maricá

Quanto a Serra da Tiririca, em nota da Comunicação Social da prefeitura ao GBNEWS, a princípio a estrada da Serrinha não terá barreira sanitária. “O estudo prévio feito pela Prefeitura mostrou que a via não tem volume de tráfego turístico representativo atualmente e é um recurso importante para os moradores de Itaipuaçu. Mas equipes da Guarda Municipal estarão de prontidão para agirem no local caso seja notado um fluxo diferente de pessoas na área e a barreira será instalada ali também”, conclui a nota da SECOM.

bottom of page