top of page

Maricá inicia nova etapa da vacinação contra a febre aftosa no Dia do Trabalhador


Os criadores de gado bovino de Maricá devem ficar atentos: a partir do dia 1º de maio (sexta-feira), Dia do Trabalhador, começa mais uma etapa do calendário nacional de vacinação contra a febre aftosa. Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá informa que as vacinas estarão disponíveis no prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, que vai até 31 de maio.

(foto arquivo/Fernando Silva)

Das cerca de seis mil cabeças de gado do município, o secretário Carolino Santos (PDT) prevê que serão imunizadas aproximadamente duas mil pelos técnicos da secretaria – as vacinas são distribuídas pela prefeitura aos proprietários de até 80 cabeças; os demais devem providenciar a imunização por conta própria.

“Mesmo esses proprietários que têm rebanhos maiores devem seguir o calendário estipulado e também fazer a comunicação oficial de que vacinaram seus animais à secretaria, que emite o certificado e informa ao ministério”, explicou Carolino.

Ainda de acordo com o secretário, a cidade está dividida em cinco regiões e a previsão é de que os técnicos visitem uma delas a cada semana. Para garantir a vacina, o proprietário deve procurar o Posto Municipal de Defesa Agropecuária, pelo telefone 99207-2388, para agendar a visita de vacinação, que é feita nas propriedades.

A febre aftosa (FA, nome em latim Aphtae epizooticae) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos.

bottom of page