Coronavírus: finalmente Maricá obriga o uso de máscara para combater a doença

O GBNEWS desde o início da pandemia do coronavírus no Estado do Rio de Janeiro defendia o uso da máscara como uma  ferramenta a mais para combater a doença. Praticamente todos os municípios fluminenses baixaram decreto sobre a necessidade do uso da máscara. Maricá, cidade do litoral do Estado do Rio, muito procurada por moradores da capital, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, finalmente aumenta as regras de combate ao Covid-19. A prefeitura fechou parceria com a cooperativa das costureiras da cidade, que estão produzindo as máscaras que para serem doadas nas comunidades mais carentes

                                 Fabiano Horta usou a máscara para anunciar outras ações contra o coronavírus (foto reprodução)

 

A partir da próxima segunda-feira (04/), o uso de máscaras de proteção será obrigatório em toda cidade de Maricá, de acordo com decreto do prefeito Fabiano Horta (PT) publicado no Jornal Oficial do Município (JOM) nesta segunda-feira (27/). Pelo texto, o uso da proteção será exigido quando houver necessidade de contato com outras pessoas, deslocamento em vias públicas, ao fazer compras ou nas demais atividades que interrompam o isolamento social.

 

O uso das máscaras também é obrigatório no interior de locais públicos ou privados e no transporte individual ou coletivo - só será possível embarcar num ônibus se estiver usando o equipamento. Nos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar durante a pandemia de Covid-19 também será exigido que todos os funcionários utilizem máscaras, e o acesso a esses locais só será permitido às pessoas que estiverem cumprindo a regra.

Punições estão previstas para quem descumprir o decreto, conforme os artigos 268 (infração de medida de natureza sanitária) e 330 (desobediência) do Código Penal, com penas de prisão e multa. A fiscalização ficará a cargo da Guarda Municipal. Segundo o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, tenente-coronel PM Júlio Cesar Veras, os homens da GM vão atuar principalmente na orientação da população, com atenção especial à observância da nova regra nos estabelecimentos, que podem sofrer sanções que vão de advertência ao responsável pelo local até a cassação do alvará de funcionamento.

 

"É também obrigação da gerência de cada estabelecimento fiscalizar o uso das máscaras por seus funcionários e pelas pessoas que acessarem esses locais. Se for necessário, agentes da GM, da Fiscalização de Posturas do município ou do Procon atuarão para fazer cumprir a regra", explicou o secretário.

                                                               (foto PMM/Anselmo Mourão)

 

O prefeito Fabiano Horta (PT) ao anunciar a inauguração do novo hospital municipal, numa live ao vivo na noite desta segunda-feira (27), através de redes sociais, utilizou a máscara. O hospital construído no Km 23,5 da RJ-106, em São José do Imbassaí, será inaugurado nesta sexta-feira (1º de Maio), Dia do Trabalhador. Inicialmente, atenderá somente casos de coronavírus encaminhados por unidade de saúde de Maricá.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino