O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), anunciou há pouco, numa live, a abertura do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, unidade destinada ao atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavirus, entre outras medidas. Será na próxima sexta-feira, dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
Fabiano Horta anuncia a abertura do novo hospital (fotos reprodução)
Fabiano anunciou também que de quinta-feira (30) até domingo (03 de maio) serão instaladas barreiras sanitárias em todos os acessos a Maricá. Com isso, impedirá que moradores das cidades vizinhas como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema tenham acesso ao município neste fim de semana prolongado com o feriado do Dia do Trabalhador.
O prefeito também anunciou que está reeditando o decreto estendendo até 10 de maio o fechamento do comércio. Só funcionarão os considerados essenciais como farmácias, lojas pets, supermercados, distribuidoras de gás e água. O uso de máscara será obrigatório em Maricá a partir de 04 de Maio.
A live foi feita no interior do novo hospital e Fabiano anunciou que a UPA de Inoã passa a ser UPA Denise Gomes, em homenagem a enfermeira da unidade que morreu neste fim de semana vítima do Covid-19.
Secretária de Saúde Simone Costa também participou da live
Hospital
O Hospital Che Guevara tem capacidade para 137 leitos, divididos entre as enfermarias clínicas, de urgência e emergência, infantis, adultas (masculinas e femininas) e de idosos (masculinas e femininas); CTIs adultas e pediátricas; isolamentos dos CTIs; leitos de inalação; leitos de internação; observação e politrauma.
O novo hospital municipal de Maricá, foi construído na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Km 23,5, em São José do Imbassaí, sentido Maricá-São Gonçalo.