A partir desta quinta-feira (23), os moradores de Maricá e São Gonçalo não poderão entrar em Niterói. A proibição foi anunciada numa live pelo prefeito niteroiense Rodrigo Neves (PDT), que vem sendo duramente criticado nas redes sociais por essa atitude considerada autoritária e discriminatória. O GBNEWS buscou um posicionamento da Prefeitura de Maricá através da sua Secretaria de Comunicação Social. Não houve retorno. Tentamos contado com a Comunicação Social de São Gonçalo, mas não obtivemos êxito
Maricaenses e gonçalenses serão barrados nos acessos à Niterói
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, na noite desta terça-feira (21), Niterói tem 233 casos de coronavírus confirmados e 16 óbitos. Os municípios vizinhos tem 112 casos e 09 óbitos em São Gonçalo, e 39 casos confirmados em Maricá que registra 05 óbitos. Números bem abaixo de Niterói. Como as porteiras estão abertas para entrada e saída da cidade, niteroienses contaminados poderão continuar infectando as populações vizinhas.
A partir de amanhã será permitido o acesso somente a profissionais de Maricá e São Gonçalo que trabalham em atividades essenciais em Niterói. As medidas começaram a ser colocadas em prática no dia 4 de abril e foram, gradualmente, intensificadas. Nem buscar atendimento médico, mesmo com planos de saúde, maricaenses e gonçalenses terão direito.
Segundo a Prefeitura de Niterói, o Decreto Municipal prevê que “os empregados precisarão apresentar crachá, contracheque ou carteira de trabalho com o endereço do empregador em Niterói”. A princípio, as medidas valem até o dia 2 de maio, enquanto a quarentena foi prorrogada até 30 de abril. A Prefeitura não divulgou como a fiscalização será feita em coletivos.
Desde o dia 4, começou a entrar em vigor o plano de restrição de circulação com municípios vizinhos (Maricá e São Gonçalo), vetando a entrada de táxis de outras cidades e limitando a frota de ônibus intermunicipais a 30%. Inicialmente, o bloqueio seria total, tal qual passa a entrar em vigor a partir desta quinta, o prefeito Rodrigo Neves voltou atrás.
Além disso, foram anunciados 28 pontos de bloqueio, que foram montados nos principais pontos de entrada da cidade, sendo sete deles com a presença de agentes de trânsito e segurança. Os táxis que chegam são abordados, os passageiros precisam descer e o veículo é orientado a retornar para a cidade de origem.
Em 11 de abril, foi posta em prática a segunda etapa do plano, ampliando a restrição para carros de transporte por aplicativo. De acordo com informações da Prefeitura à época, seria feita uma “barreira virtual”, em conjunto com as operadoras do serviço, impedindo o usuário solicitar corridas de municípios vizinhos para Niterói e vice-versa.
Nas redes sociais internautas dizem que o prefeito Rodrigo Neves não respeita o direito de ir e vir; que ele pensa que é o dono do mundo; que os prefeitos de Maricá e São Gonçalo também deveriam proibir a entrada de niteroienses em suas cidades e que barreiras poderiam ser colocadas antes dos acessos à Niterói, para não permitir a entrada de caminhões que iriam abastecer a cidade.