O que está faltando para Maricá decretar o uso obrigatório de máscaras a exemplo de outros municípios? O que está faltando para Maricá realizar barreiras sanitárias nos seus cinco acessos? O que está faltando para Maricá inaugurar o seu novo hospital municipal? Essas e outras perguntas estão sendo feitas por internautas nas redes sociais que estranham a secretária de Saúde não utilizar a máscara e não manter uma distância mínima de 1,5m de outras pessoas, inclusive dos jornalistas durante as entrevistas como recomenda o Ministério da Saúde
Entrevista fora dos protocolos do Ministério da Saúde (foto reprodução/vídeo)
Na manhã desta segunda-feira (20), a secretária municipal de Saúde, Simone Costa, respondeu algumas dessas perguntas ao participar da abertura do terceiro polo de atendimento em Ponta Negra.
Enquanto diversos municípios já decretaram o uso obrigatório de máscara, em Maricá, a secretária Simone Costa disse que está conversando com infectologistas e com a secretaria de saúde do estado e que a decisão será tomada ainda nessa semana.
“Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. As unidades de emergência já receberam os kits, o teste só com indicação médica e brevemente o município terá uma unidade do Lacen (Laboratório Central Noel Nutels)”, disse.
Como ninguém perguntou, Simone Costa não falou quando será inaugurado o novo hospital municipal de Maricá e a instalação de barreiras sanitárias, principalmente neste mês cheio de feriados, quando a cidade é invadida por turistas de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí que não estão trabalhando e nem respeitando o isolamento social e os estudantes com as aulas suspensas devido a pandemia do coronavírus.
Quanto ao novo polo de atendimento em Ponta Negra, assim como o de Itaipuaçu, fica distante cerca de 20km do Centro da cidade,onde foi instalado o primeiro numa área do Esporte Clube Maricá. Com essas três unidades, o acesso a qualquer um deles fica mais fácil em busca do atendimento.
Esses polos funcionam diariamente das 8h às 20h, para o atendimento exclusivo de pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus. Os três polos – Ponta Negra, Centro e Itaipuaçu – têm capacidade para atender 500 pessoas por dia.
Segundo o último boletim divulgado na noite deste domingo (19) pela Secretaria municipal de Saúde, Maricá registra 04 óbitos, 38 casos confirmados, 38 suspeitos e 73 descartados.