top of page

Moradores da Grota do Surucucu, em São Francisco, recebem kits de higiene e limpeza


Os moradores da comunidade Grota do Surucucu, em São Francisco, receberam os kits de higiene e limpeza distribuídos pela Prefeitura de Niterói. Dos 80 mil kits que serão entregues, porta a porta, para famílias atendidas pelo Programa Médico de Família, em todas as comunidades carentes da cidade, 60 mil já foram distribuídos

Rita de Fátima recebeu o seu kit de higiene e limpeza (fotos Douglas Macedo)

A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de Niterói e ajudar a impedir a disseminação do novo coronavírus. Cada kit contém álcool em gel, sabonete, sabão em pó, detergente, cloro e água sanitária. O Caramujo, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Niterói, na Zona Norte, foi o primeiro a receber os kits. Locais como Morro do Estado, do Arroz, da Chácara, da Penha e do Cavalão já receberam os produtos.

Além da Grota do Surucucu, áreas como Souza Soares, Viradouro e Vital Brazil começam a receber os kits.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, enfatizou que na Grota foram entregues 1.800 kits, beneficiando 5.200 pessoas. De acordo com ele, a entrega é realizada pelos profissionais de saúde das duas unidades que funcionam na comunidade. Rodrigo reforçou, ainda, que não é preciso as pessoas saírem de casa para buscar os produtos.

“Podem ficar tranquilos que o kit será entregue nas casas pelos agentes de saúde. Vamos concluir a distribuição dos 80 mil kits no fim desta semana. Além do isolamento social, é fundamental a limpeza da casa e a higiene pessoal. São pequenos atos como esses que estão ajudando a salvar vidas”, pontuou.

O presidente da Associação de Moradores da Grota do Surucucu, Silas Rodrigues, conhecido como Ceniro, falou da importância da entrega dos produtos para os moradores da comunidade.

“Muitas pessoas aqui não têm condições de comprar todos esses produtos. Esses kits estão sendo fundamentais. Já disponibilizamos 10 voluntários, que são moradores da comunidade, para ajudar na distribuição. O trabalho do governo municipal em parceria com as comunidades tem sido fundamental”, contou Ceniro.

As vizinhas Marilete Ramos, de 56 anos, e Sandra Regina Alves, 61, foram as primeiras a receberem o kit.

“Chegou em ótimo momento. Já estava precisando desses materiais de limpeza”, afirmou Marilete.

“A entrega do kit em casa facilita muito já que dessa forma não precisamos sair para comprar. Para mim é importante porque moro sozinha e tenho ido à rua só em caso de muita necessidade”, acrescentou Sandra.

Com 65 anos de idade e moradora da Grota há mais de 20 anos, Rita de Fátima Teixeira fez questão de agradecer o emprenho dos profissionais que estão atuando nas entregas dos produtos. “Todos estão sendo maravilhosos. Fiz compras há pouco tempo, mas como tenho reforçado a limpeza e evitado sair de casa, chegou em boa hora. Só tenho a agradecer”, finalizou.

bottom of page