Mais duas medidas de prevenção contra o coronavírus, que já matou três pessoas em Maricá, foram adotada pela prefeitura na manhã desta segunda-feira (13). A cidade conta ainda com 18 casos confirmados de Covid-19. A rua dos bancos foi interditada e em Itaipuaçu o polo de atendimento para casos de coronavírus já está funcionando.
( fotos Paulo Celestino/Jornal Gazeta)
No Centro da cidade o trânsito sofreu algumas alterações como a interdição da Rua Ribeiro de Almeida, onde estão instaladas várias agências bancárias. O objetivo é evitar aglomerações porque durante esta semana serão pagos benefícios sociais liberados pelos governos federal e municipal, além do pagamento de salários de empresas particulares e de pensionistas e aposentados do INSS.
As interdições em algumas das ruas centrais no período entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira.
Polos de atendimento
Também na manhã de hoje, foi aberto em Itaipuaçu, polo de atendimento exclusivo para o novo coronavírus (Covid-19). Nas primeiras quatro horas, foram atendidas apenas cinco pessoas. A estrutura está montada nas ruas 8 e 9, nas esquinas da Rua 33, no bairro Jardim Atlântico, Itaipuaçu.
Semana passada foi aberto o polo do Centro, na área do Esporte Clube Maricá; hoje, o de Itaipuaçu; e, nos próximos dias, será entregue o terceiro e último polo de atendimento em ponta Negra.
Os polos contam com equipes de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio que receberam treinamento específico para lidar com pessoas que apresentem sintomas de Covid-19.
Já na chegada, cada paciente é submetido a um protocolo de classificação de risco, que avalia o quadro clínico e a necessidade, ou não, de internação hospitalar.
Os pacientes são separados até em salas de espera diferentes, evitando o chamado cruzamento de fluxos, que aumenta o risco de contágio. Assim, se uma pessoa tem febre, fica num espaço com outros que apresentem esse sintoma; se tem febre e tosse, vai para outra área – cada uma assistida por um médico diferente.