O trabalho de sanitização, iniciado há 21 dias, em comunidades e bairros de Niterói, com quaternário de amônio de 5º geração, produto utilizado no combate ao coronavírus em cidades da China e da Europa, será concluído neste domingo (11). Niterói foi a primeira cidade a realizar essa ação de desinfecção no país. Desde o dia 23 de março, a higienização foi feita por equipes da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e agentes de sanitização da empresa contratada para a aplicação
O anúncio foi feito pela Secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, no início da noite deste sábado (11) durante a reunião do gabinete de crise montado para as ações de prevenção contra o coronavírus.
“Foi quase um mês de muito trabalho. Já concluímos 95% da sanitização das principais comunidades e bairros de Niterói, com previsão de finalizarmos amanhã. Foi muita dedicação das equipes para percorrer cada canto da cidade em um espaço de tempo tão curto. Foram dias, noites e até madrugadas por conta do fluxo de determinadas ruas. Estamos aplicando o produto nas calçadas, muros, fachadas, portões, pontos de ônibus e no asfalto. O objetivo é neutralizar esse espaço por algumas semanas para minimizar a propagação do vírus”, disse a secretária.
(foto Marcelo Tavares)
O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas. A solução química é a mesma usada pela China para desinfecção das ruas daquele País.
Os trabalhos já foram realizados nos seguintes bairros: Badu, Bairro de Fátima, Baldeador, Barreto, Camboinhas, Caramujo, Centro, Charitas, Cubango, Engenho do Mato, Engenhoca, Fonseca, Icaraí, Ingá, Itacoatiara, Jurujuba, Largo da Batalha, Maria Paula, Pé Pequeno, Piratininga, Ponta da Areia, Rio do Ouro, Santa Barbara, Santa Rosa, Santo Antônio, São Francisco, São Lourenço, Tenente Jardim, Várzea das Moças e Vital Brasil.
Número de casos - O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, apresentou uma atualização do número de casos em Niterói. São 128 casos confirmados, 44 em isolamento social, 27 hospitalizados, sendo 15 em tratamento intensivo em UTI e a confirmação de um sexto óbito em Niterói. A vítima foi uma senhora de 52 anos, do bairro de Santa Rosa. Ela tinha cardiopatia e hipertensão. A cidade tem 51 pessoas que contraíram o vírus recuperadas.
Vacinação - A campanha de vacinação contra a gripe será reiniciada nesta segunda-feira (12) na cidade. Já foram aplicadas 84 mil doses da vacina, com o cumprimento de mais de 85% da meta estabelecida para maiores de 60 anos, público alvo da primeira etapa da vacinação.
Quarentena - O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, destacou que o decreto determinando o isolamento social foi prorrogado até o dia 22 de abril, com autorização de funcionamento apenas para atividades consideradas essenciais. Padarias, supermercados, mercados, farmácias, pet shops e postos de gasolina , com uma janela, de 13 a 22, para as lojas de material de construção e oficinas mecânicas.