top of page

Coronavírus: Prefeitura de Niterói vai distribuir gratuitamente um milhão de máscaras para moradores


Distribuição será feita por instituições religiosas, associações de moradores e equipes do Médico de Família. Cidade tem 106 casos confirmados

Rodrigo Neves visita as instalações do Hospital Oceânico (fotos Berg Silva)

A Prefeitura de Niterói inicia nesta quarta-feira (8) um trabalho de distribuição gratuita de um milhão de máscaras para toda a população da cidade. Os equipamentos foram comprados de pequenas e médias confecções da cidade e serão distribuídos por instituições religiosas, associações de moradores, equipes do Programa Médico de Família, das Unidades Básicas de Saúde e das administrações regionais.

"Nosso objetivo é distribuir essas máscaras em uma semana. Reitero que a nossa maior arma segue sendo o isolamento social. Mas, quem precisar ir às ruas, deve fazê-lo de máscaras, para se proteger e proteger os outros, já que muitos casos de coronavírus são assintomáticos. Gostaria de agradecer aos líderes religiosos da cidade, com quem me reuni ontem por videoconferência, e que vão nos ajudar nessas tarefas para que cada niteroiense tenha ao menos uma máscara quando precisar sair para a rua", disse o prefeito Rodrigo Neves (PDT).

Hospital Oceânico - O prefeito visitou nesta terça-feira (7) o Hospital Oceânico, em Piratininga, que será aberto na sexta-feira (10) para o tratamento exclusivo de casos de Covid-19. A unidade, que estava desativada há dois anos, foi arrendada pela Prefeitura de Niterói e passa por um trabalho de adequação e instalação de equipamentos para entrar em operação.

"Em menos de 20 dias uma equipe extraordinária viabilizou a estrutura para que esse hospital comece a funcionar a partir de sexta-feira. As pessoas perguntam porque não usamos hospitais como o Santa Cruz ou o Hospital da Unimed, mas esses demandariam obras de adequação que levariam de quatro a seis meses para serem concluídas. Já teríamos passado do período mais grave dessa terrível epidemia. Esse hospital estará funcionando em um prazo recorde e, ao longo das próximas semanas, esperamos salvar muitas vidas nessa unidade", afirmou Rodrigo Neves.

A unidade montada no Hospital Oceânico será regulada pelo sistema de saúde de Niterói para receber apenas pacientes graves de coronavírus. Não haverá atendimento de emergência e as pessoas devem seguir procurando as unidades de urgência destacadas como referência para casos suspeitos de Covid-19 (Hospital Municipal Carlos Tortelly, Unidade de Urgência Mário Monteiro, Policlínica do Largo da Batalha e Policlínica da Engenhoca). E pediu que a população de Niterói seguisse cumprindo o isolamento social.

“Ao longo dos últimos 25 dias, adotamos uma série de medidas que permitiram que Niterói atravessasse essa crise com mais segurança que outras cidades do país. Entretanto estamos apenas no início dessa batalha. As próximas duas semanas serão muito difíceis, por isso nós temos que continuar perseverando no isolamento social”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou a importância dos leitos que serão abertos com a inauguração da unidade na batalha contra o coronavírus em Niterói. “Para ganharmos essa guerra, a melhor arma ainda é o isolamento social. Mas esse hospital nos dará uma retaguarda de leitos fundamental nesse momento", disse.

Boletim - De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (7), Niterói tem 106 casos confirmados, 25 hospitalizados, sendo 15 em Unidades de Terapia Intensiva, 34 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, dois óbitos e tem 45 curados.

Seis bairros concentram o maior número de casos confirmados: em Icaraí são 48, já temos o registro de 8 no Fonseca, 7 no Barreto, 6 em Santa Rosa, 5 na Engenhoca e 4 em Camboinhas.

Novas medidas - Nesta quarta-feira (8), o prefeito se reúne, por videoconferência, com os 21 vereadores, para discutir, entre outras medidas, quais ações serão adotadas para atender as famílias que não estão enquadradas no programa de renda básica temporária, como artesãos e ambulantes que não tenham alvará da Secretaria de Fazenda.

bottom of page