Coronavírus: isolamento social e ações contra a doença têm limitado a propagação em Niterói

 Na contramão de outras cidades e do Brasil de forma geral, Niterói segue em ritmo lento no crescimento dos casos de coronavírus na cidade. Até o momento, a cidade soma 79 casos confirmados de pessoas com Covid-19. Desses, 17 estão hospitalizados, 14 em UTI e 28 já estão recuperados. O município registra agora duas mortes, com o resultado positivo de uma moradora de Camboinhas de 65 anos, hipertensa e com câncer. O balanço foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) durante live na rede social da Prefeitura de Niterói.

Rodrigo Neves analisou o motivo de Niterói estar em ritmo de propagação mais lento. Ele lembra que, em dia 22 de março, as cidades do Rio e Niterói registraram o primeiro óbito. Nesse sábado (4), a capital somou 79 óbitos, enquanto Niterói registrou sua segunda morte. 

 

“Em Niterói poderíamos ter uma tragédia porque a cidade tem características socioeconômicas e territoriais diferente do Rio e do Brasil. Niterói tem quase 50% de sua população nas classes média e alta que viajaram ao exterior, entre dezembro e fevereiro, e voltaram contaminadas, assintomáticas ou com sintomas leves como uma gripe. Se não tivéssemos adotado o isolamento social, o vírus teria se espalhado rapidamente e já teríamos uma situação de caos", disse o prefeito.

 

Arrendamento de hotel - Outra medida social que já foi adotada, foi a inserção da população em situação de rua em hotéis da cidade transformados em abrigos para o cumprimento do isolamento social durante a pandemia. O hotel tem capacidade para 70 pessoas e 17 já estão abrigadas. 

 

Auxílio para MEIs - Além das medidas sociais, a prefeitura anunciou uma série de iniciativas no âmbito econômico. O prazo para fazer a inscrição para requerer ao benefício vai até 7 de abril (terça-feira). Basta acessar o site da Secretaria Municipal da Fazenda

(https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/alvara/mei.php), e colocar o CNPJ ou o CPF para solicitar o auxílio. É preciso ser inscrito como microempreendedor individual em Niterói e ter alvará regularizado na Secretaria de Fazenda.

 

O cartão onde será depositado o auxílio financeiro aos Microempreendedores Individuais começa a ser entregue na próxima semana, entre os dias 13 e 17 de abril. Os cartões serão aceitos em farmácias, postos de gasolinas e supermercados. A Secretaria de Fazenda já liberou no site (https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/beneficio-mei-consulta-cronograma-entrega/)

a consulta com datas e horários para retirada dos cartões no Caminho Niemeyer, além da documentação exigida. O cartão será distribuído sem nenhum crédito.  O benefício será pago por três meses, com parcelas de R$ 500, apenas nos dias 24 de abril, maio e junho.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino