top of page

Niterói vai comprar testes rápidos de coronavírus


Niterói segue no isolamento social e a passos mais lentos na infecção e propagação de coronavírus. Até o momento, a cidade tem 36 casos confirmados da Covid-19, onde 20 pessoas seguem em isolamento domiciliar, oito estão hospitalizadas (dessas, cinco em Unidades de Terapia Intensiva), sete pessoas recuperadas e curadas e um morto. Nenhum na rede pública hospitalar. Esses números são resultado das ações implementadas pelo Gabinete de Crise, criado em janeiro, pela Prefeitura

Uma das principais medidas adotadas pelo Gabinete de Crise foi o arrendamento do hospital da região oceânica.

“Nas próximas semanas, teremos a inauguração de um hospital exclusivo para coronavírus com novos leitos com respiradores. Niterói é a primeira cidade do Brasil que vai abrir um hospital apenas para tratar pacientes acometidos pela Covid-19.”, relatou o Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Rodrigo Oliveira, Secretário de Saúde, ressaltou que a cidade precisa monitorar os casos da Covid-19.

“Estamos comprando testes rápidos para fazer massivamente na população, mesmo naquelas pessoas que tiverem sintomas leves. Não vamos esperar o Ministério da Saúde. Até hoje, só recebemos uma quantidade de testes que nos permita fazer nas pessoas com sintomas mais graves”, disse Oliveira acrescentando que a testagem massiva é necessária para ter um controle maior da expansão do vírus para nortear as ações do Gabinete de Crise.

Sanitização – Nessa sexta-feira (27), a Companhia de Limpeza Urbana seguiu com a sanitização pelas comunidades de ruas de grande fluxo da cidade. Foram higienizadas, ruas e vielas dos Morros do Cavalão e Preventório. Para o final de semana estão no cronograma a comunidade de Nova Brasília, na Engenhoca e as vias Alameda São Boaventura, no Fonseca, Estrada Caetano Monteiro e Francisco da Cruz Nunes, na Região Oceânica.

Até o dia 10 de abril, espera-se que todas as principais avenidas e locais de grande circulação de Niterói tenham passado pelo processo de sanitização com o quaternário de amônia de quinta geração, mesmo produto usado na China, que tem durabilidade de três a seis meses.

Kits de higiene – Já na próxima semana e até o dia 10 de abril, serão entregues 80 mil kits de higiene para famílias de baixa renda cadastradas no Programa Médico de Família. Os kits contém sabonete, sabão em pó, água sanitária, álcool e detergente. Os agentes do programa irão até a casa de cada um dos cadastrados para levar o kit e orientar sobre as principais medidas de higiene e prevenção. Não é necessário ir até o posto do Médico de Família.

bottom of page