Coronavírus: carro de som orienta população de São Pedro da Aldeia

A cena de pessoas com celulares em mãos, com suas câmeras ligadas, despertou a atenção de quem passava pelo centro de São Pedro da Aldeia nesta sexta-feira (20). O registro anunciava a chegada de um carro de som, com mensagem clara e objetiva: “ficar em casa é a melhor maneira de se combater o coronavírus”.

                                                                                   (fotos Jeffersdon Viana)

 

 A divulgação é uma das ações que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia tem realizado para reforçar a importância das medidas preventivas de combate e controle do Covid-19.

Essa campanha de conscientização, iniciada nas ruas centrais da cidade e no bairro Nova São Pedro, será estendida aos demais bairros do município.

 

A mensagem chegou até Joaquim Siqueira. Aos 66 anos de idade, ele continua trabalhando em seu bar, um comércio tradicional da cidade. “A gente acompanha, preocupado com a situação, mas continua saindo de casa por necessidade. O movimento está baixo, as pessoas estão parando de sair. O momento é de conscientização e esse carro de som é um trabalho efetivo para comunicar e alertar a população. Nós temos que fazer a nossa parte”, afirmou Siqueirinha, como é conhecido.

                                                    Siqueirinha sabe do risco que corre mas precisa trabalhar

 

Além de orientar as pessoas a ficarem em casa, o comunicado segue orientações das autoridades de saúde e destaca que o Pronto-Socorro deve ser procurado apenas em casos de sintomas graves, como dificuldade para respirar. A mensagem foi recebida com aplausos no centro.

Arthur Sales, de 22 anos, gravou o comunicado do carro de som para passar adiante. “Esse movimento é muito válido para despertar e ter noção de que a situação é séria. É melhor ‘perder’ 15 dias, mas ganhar uma vida toda”, comentou.

 

Durante o período no qual os esforços estão voltados ao esclarecimento e combate ao coronavírus, a população pode enviar uma mensagem para o WhatsApp da Prefeitura, o “Alô Cidadão”, que funciona pelo número (22) 9 9610 5040, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS

 

No momento, a prevenção é a melhor aliada no combate ao coronavírus.

– Lave as mãos frequentemente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos

– Utilize álcool em gel com frequência

– Proteja o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres e copos

– Evite ambientes com muita aglomeração e contato com pessoas contaminadas

– Procure unidades de emergência apenas em caso de extrema necessidade

Caso a pessoa apresente sinais ou sintomas similares ao coronavírus, a orientação é para ficar em casa, evitando contato com idosos, grupo de risco e locais públicos que possam gerar aglomeração.

 

NÃO DISSEMINE FAKE NEWS

 

É imprescindível que a população se informe por meio de fontes confiáveis e não compartilhe boatos. Toda a rede municipal de Saúde está em contato direto com a Vigilância em Saúde e o protocolo de contingenciamento definido pelo Estado está sendo realizado. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia atualiza diariamente o quadro municipal por meio de publicações no site oficial e nas redes sociais.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino