Coronavírus: Prefeitura de Niterói bloqueia acessos às praias, fecha shoppings, restaurantes e clubes

Publicado no Diário Oficial do município, partir desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Niterói vai bloquear os acessos às praias da cidade. Além disso, será determinado o fechamento de shoppings, centros comerciais, restaurante, clubes e equipamentos turísticos como Campo de São Bento e MAC. Essas medidas se somam a outras já adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus na cidade.

                                        Região Oceânica de Niterói (foto Carlos Amorim)


De acordo com o decreto, "o fechamento ao público de todos os bares, restaurantes, shoppings centers, centros comerciais, clubes e quiosques de alimentação do Município de Niterói" vai até o dia 6 de abril. A Prefeitura vai manter o serviço de entrega de refeições e lanches por meio de aplicativos de entrega ou entrega direta.

Sobre as praias, o artigo 2º proíbe "a permanência nas praias da Região Oceânica e da Baía de Guanabara, bem como nas praças públicas de Niterói", também até 6 de abril. O texto reforça que os cidadãos devem sair às ruas "apenas para atividades inadiáveis ligadas à alimentação, saúde e trabalho".

O prefeito Rodrigo Neves (PDT) também determinou "o fechamento de vias públicas de acesso às praias da Região Oceânica de Niterói, sendo permitido apenas os acessos de moradores e serviços de entrega".

 

 

“O objetivo dessas medidas duras é fazer com que as pessoas fiquem em casa. A cidade já teve uma redução muito grande de pessoas nas ruas, mas é necessário diminuir ainda mais, reduzir ao mínimo possível o número de pessoas circulando nas ruas. Só dessa forma vamos salvar vidas”, afirmou Rodrigo Neves. O prefeito ressalta que, para o bloqueio do acesso às praias, haverá a presença das agências de segurança e dos agentes de ordem pública.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Niterói tem seis casos confirmados de doença pelo novo coronavírus (COVID-19). Todos os pacientes realizaram viagem ao exterior, estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela FMS.

O prefeito enfatizou que é fundamental o engajamento do setor privado. O Município reconhece o impacto econômico das medidas de contenção e, por isso, anunciou, no início da semana, o adiamento do pagamento de ISS para todos os setores pelo prazo de três meses.

Mais leitos na cidade – O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, anunciou a montagem imediata de mais 14 leitos de UTI no Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, além dos que já estão garantidos de acordo com o plano de contingência da Secretaria Estadual de Saúde.

“Na semana que vem, teremos mais 30 leitos e, se for necessário, passaremos de 100 novos leitos de UTI”, afirmou o secretário.  

Rodrigo Oliveira informou, ainda, que estão suspensas as consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, mantendo apenas aquelas que a não realização coloque em risco a vida do paciente, como por exemplo, as cirurgias cardíacas e oncológicas.

 


 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino