top of page

Dia Internacional da Mulher tem ato contra o feminicídio em Nova Friburgo


Ações com foco na luta contra o feminicídio serão realizadas em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado neste domingo (8).

A programação começou neste sábado (7) e vai até o dia 14 com exibição de filmes com temas feministas ou dirigidos por mulheres, além de atos e debates. As atividades serão realizadas em diferentes locais na cidade.

As atividades são organizadas por diferentes coletivos de mulheres que atuam em defesa dos direitos femininos como: Feminista Classista Ana Montenegro, Mulheres subverta, Coletiva Mulheres na Serra, Império das Negas, Coletivo Estudantil, OAB Mulher, Tecle Mulher, Conselho Municipal dos direitos das Mulheres.

Em outubro do ano passado duas mulheres foram mortas no distrito de São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, depois que o ex-namorado de uma delas incendiou a casa onde as amigas estava trancadas. O caso chocou a região e relembrou a importância de combate ao feminicídio e a violência contra a mulher.

Hoje, Dia Internacional da Mulher será realizado agora pela manhã um ato contra o feminicídio na praça de Olaria. De acordo com a organização, este será o ponto alto da programação e tem como objetivo conscientizar toda a população friburguense sobre o número alarmante de mulheres que são vítimas de violência doméstica.

Os coletivos vão distribuir um “violentômetro”, que é um panfleto que mede o nível de violência verbal, física e sexual que possivelmente uma mulher pode ser submetida por seu companheiro.

Saber identificar quando uma mulher está em um relacionamento abusivo é extremamente importante para evitar um final trágico.

Segundo dados da OMS, 38% das mulheres assassinadas são pelas mãos de seus companheiros e uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência física ou sexual em sua vida.

No Brasil, de acordo com índices do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2018 a cada 2 minutos uma mulher sofria violência doméstica.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço humanizado que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, incluindo feriados e fins de semana.

Programação completa

A programação de dia das mulheres continua na próxima semana.

Na quinta-feira (12), tem uma atividade sobre o tema “mulher negra” com o grupo Império das Negas às 19h no Clube do Xadrez.

Na sexta-feira (13), a partir das 18h, tem um debate comandado pelo grupo OAB Mulher sobre o tema “Mulheres nos espaços de poder”, na Praça Getúlio Vargas, além da exibição do filme “Estrelas além do tempo”, às 19h, na Tribuna Livre Cultural, em Lumiar.

Sábado (14) é o último dia da programação que será encerrada com outro ato contra o feminicídio e a violência contra a mulher com homenagem a Marielle, Daniela e Alessandra (mulheres assassinadas em outubro em São Pedro da Serra), na praça Dermeval Barbosa Moreira às 16h.

Depois, terá exibição dos filmes “Eternamente Pagu” e “Marielle Presente” na Euterpe Lumiarense, em Lumiar.

bottom of page