GBNEWSFOLIA: Primeiro dia de carnaval agita Niterói


Lavagem da rua, entrega das chaves da cidade e

Cordão do Bola Branca aqueceram a folia niteroiense

Foi dada a largada para a folia. Na manhã desse sábado (22), foi aberto oficialmente o Carnaval Niterói 2020, na Rua da Conceição, Centro. A animação foi a marca registrada desse primeiro dia.

A manhã começou com a tradicional lavagem da rua com integrantes da União Espiritualista de Umbanda e Religiões Afro Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (Ueuaerj), para uma limpeza espiritual do local e um pedido de proteção e paz para que tudo transcorra bem nos dias de folia na cidade.

Em seguida, o rei Everaldo Souto (70) e a rainha Maria Molino (69) do Cordão do Bola Branca receberam a chave da cidade e foi, oficialmente, iniciado o carnaval na cidade. A corte momesca também participou desse momento célebre.

Rei, rainha e princesas do carnaval de Niterói (fotos divulgação)

Segundo a rainha Hérica Isabel Nascimento Santos, “esse é um momento muito importante e de muita felicidade. Só sinto gratidão por estar aqui”. A rainha e as duas princesas brilharam à frente do bloco, sambando, cantando e encantando.

De acordo com presidente do bloco, Sérgio Werneck, esse é o terceiro ano que o bloco desfila e, para o próximo ano, a ideia é criar o cordão do Bola Kids.

“Esse é um bloco para família e não somente para idosos”, ressalta.

Esse é o caso da Carla Almeida, que vem todos os anos com suas filhas, irmã e sobrinha. “Há anos eu venho para o centro para curtir o carnaval. Aqui é tranquilo e sem tumultos. Segunda ela, a Gabriela, sua filha mais nova, nasceu um dia depois dela curtir o carnaval aqui de Niterói. Depois disso, não perdemos um ano”, contou empolgada.

Trinta e duas escolas desfilarão na Rua da Conceição nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. O evento é considerado o segundo maior do Estado. Nas ruas, cerca de 100 blocos desfilam em 15 bairros em todo o município.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, estava muito emocionado. “Há muita grandiosidade e dedicação das pessoas que fazem acontecer o carnaval de Niterói. É muito amor e garra colocados em cada detalhe. Esse será o melhor carnaval de todos os tempos”, destacou.