Parque Natural Municipal Águas Escondidas será a maior área protegida da parte central de Niterói

A Prefeitura de Niterói enviará mensagem para a Câmara de Vereadores, no próximo dia 15, para a criação de mais uma área protegida na cidade: o Parque Natural Municipal Águas Escondidas. Com mais de 62 hectares, o Parque será a maior área protegida da parte central da cidade. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé Pequeno

                                                                                                                                                          (fotos Luciana Carneiro)


Na área do Parque está a antiga Chácara do Vintém, implantada em 1837, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. A criação do Parque prevê a reforma dessas históricas ruínas, proteção das nascentes e reflorestamento no Morro Boa Vista.

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) licitou e dará início à obra de implantação de uma trilha ligando o Bairro de Fátima até o mirante a ser instalado no Morro da Boa Vista, parte integrante do Parque. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael (PDT), enfatiza que o Parque associa turismo, reflorestamento, proteção de nascentes, tem todo um conteúdo histórico da origem e da evolução da cidade de Niterói e, acima de tudo, um componente educativo muito importante.

“A Prefeitura de Niterói já vem promovendo a maior iniciativa de reflorestamento da cidade no Morro da Boa Vista, que é parte do novo parque, com ações lideradas pela Clin, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e, mais recentemente, pela UFF. O patrimônio histórico composto pela captação de água na Chácara do Vintém, o aqueduto, o reservatório e a antiga fonte de abastecimento público serão protegidos”, explica Axel Grael.

O secretário conta, ainda, que o Águas Escondidas terá uma integração com o Parque das Águas, também na área central da cidade, e foi revitalizado pela atual gestão. Grael lembra que o nome Águas Escondidas vem da expressão indígena que deu origem ao nome da cidade de Niterói, e que aquela região era aldeia de Arariboia, por ser um lugar considerado seguro e estratégico, com vista para a Baía de Guanabara.

 

 

 

 



 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino