top of page

Rio terá Gabinete de Operação do Carnaval no Centro de Operações


COR receberá Gabinete de Operação do Carnaval (foto Michel Filho/Prefeitura do Rio)

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), determinou que, neste carnaval, seja adotada uma medida inédita: a criação de um Gabinete de Operação durante todo o período das festas, instalado na Sala de Crise do Centro de Operações Rio (COR). Preocupado com a maior segurança de moradores dos bairros e dos foliões, Crivella orientou que essa espécie de QG atue nos mesmos moldes do gabinete de crise que funcionou na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O COR, a RIOTUR e a Secretaria de Eventos, empresa de turismo do município, vão comandar a integração de todos os demais órgãos municipais ligados ao evento.

– O mais importante é que a ordem e a paz prevaleçam enquanto as pessoas se divertem no carnaval e os moradores seguem em suas rotinas e necessidades eventuais de deslocamento. Então, esse é um período que precisa de atenção redobrada para garantir alegria com ordem pública a todos, incluindo os turistas que estão nos prestigiando em alta escala – disse Crivella.

O Gabinete de Operação vai funcionar direto nos fins de semana entre 8 de fevereiro e 1º de março, até o encerramento do Desfile das Campeãs. As operações serão planejadas durante a semana com reuniões de alinhamento e avaliação do que foi feito e o que pode melhorar.

Também vão participar das ações no QG do Carnaval a Secretaria Municipal de Saúde, a CET-Rio, a Comlurb, a Secretaria de Conservação, a Rioluz, a Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda.

– Essa integração é muito importante, porque podemos nos planejar para o que está por vir e nos dá agilidade para resolver qualquer problema que apareça durante os eventos – declarou o chefe executivo do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman.

bottom of page