top of page

Firjan SENAI Friburgo abre nova turma do curso técnico em Mecatrônica


Quem se matricular até 31 de janeiro garante 50% de desconto na primeira mensalidade do primeiro módulo. A mecatrônica é uma tecnologia chave para o aumento da competitividade das empresas na automação de processos e produtos manufaturados. De olho nas exigências das indústrias, sobretudo em inovação tecnológica, a Firjan SENAI Nova Friburgo abre nova turma do curso técnico em Mecatrônica. As inscrições já estão abertas e as aulas têm previsão de início em fevereiro

A especialização é uma das mais exigidas pelas empresas atentas as mudanças da Indústria 4.0 e da Nova Economia, já que este profissional é o responsável por desenvolver e aplicar tecnologias que automatizam processos para gerar aumento de desempenho e produtividade, e redução de custos às empresas. Segundo estimativa da consultoria McKinsey, só no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação até 2030.

“Em momentos de crise estes profissionais são ainda mais desejados, já que atuam diretamente no aumento da competitividade das empresas, onde é necessário aumentar a produção e reduzir custos operacionais”, explica Gil Mairon, coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI Nova Friburgo. “Além disso, o mercado disputa os profissionais do ramo, que ainda são escassos e encontram boas oportunidades em qualquer momento da carreira, portanto é fundamental estar atualizado para se destacar”, completa o coordenador.

Unindo as áreas de mecânica, eletrônica e informática, o curso técnico em Mecatrônica prepara o aluno para o desenvolvimento dos sistemas automatizados de manufatura, ou seja, para a criação de máquinas inteligentes controladas por computador que atuarão nos processos industriais, além da parte de implementação e a manutenção das máquinas e equipamentos automatizados.

A formação garante conhecimento para aplicações em diversas áreas tecnológicas, como: sistemas robóticos, veículos, automação de plantas industriais, processos químicos, entre outra

Tendo em vista o projeto e a manutenção de tais processos e produtos, essa profissão demanda o uso de conhecimentos provenientes de áreas da ciência, como mecânica, elétrica e computação.

A metodologia utilizada pela Firjan SENAI certifica que o estudante, ao término o curso, esteja capacitado e com conhecimentos necessários frente às novas exigências do mercado, assim como ciente do contexto da sua atuação profissional que irá desempenhar.

“O diferencial da Firjan SENAI é garantir que o aluno vivencie nos laboratórios e oficinas os mesmos processos que são exigidos pelas empresas. As atividades ministradas associam a prática a teoria, inclusive com desenvolvimento de projetos integradores, garantindo que o aluno saia do curso preparado para enfrentar os desafios da profissão”, destacou Mairon.

Os interessados podem se inscrever diretamente na Firjan SENAI Nova Friburgo, na Rua Prefeito Jose Eugenio Muller, 220 no Centro. Informações e valores podem ser obtidos na unidade, pelos telefones (24) 2525-6333 e 0800 0231 231 ou pelo site www.firjansenai.com.br.

bottom of page