top of page

Prefeitura de Maricá alerta para doenças transmitidas em enchentes


Com as chuvas, como as que atingiram Maricá nesta semana, aumentam os riscos de doenças transmitidas nas enchentes. Para evitar essas doenças, a prefeitura faz um alerta para que as pessoas não andem descalças e de, preferência, usam sapatos ou botas

Segundo a coordenação municipal de Vigilância em Saúde, inúmeras doenças podem ser transmitidas, como diarreias e gastroenterites, cólera, febre tifóide, hepatite A, esquistossomose, shiguelose, escherichia coli e leptospirose. A mais comum e mais letal nesses casos é a leptospirose, que é causada por uma bactéria presente na urina do rato e espalhada pela água suja da enchente, lama e esgoto.

Para que aconteça a contaminação da leptospirose não é necessário haver ferimentos na pele para penetração da bactéria, apenas o contato. A recomendação é que durante o contato com essa água as pessoas devem usar botas e luvas de borracha. Sacos plásticos nas mãos não protegem o suficiente. Nesse caso é preciso desinfetar o local com água sanitária (2 xícaras para 20 litros de água), deixando agir por 30 minutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo seguindo essas orientações, caso apresente febre, dor de cabeça e dores no corpo em um período de 30 dias após o contato com a água da enchente, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima, não esquecendo de avisar sobre o contato com a água contaminada.

Outro fator importante para esses cuidados são os acidentes por animais peçonhentos pós-enchentes, porque assim como o homem, esses tipos de animais também procuram locais secos para se abrigarem. Portanto, deve-se bater colchões antes de utilizar e também sacudir roupas, sapatos, toalhas e lençóis para certificação de que tudo está seguro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o fenômeno das chuvas é possível ainda que água e alimentos não estejam totalmente em condições para consumo, por isso a Coordenadoria de Vigilância em Saúde faz as seguintes orientações.

Sempre filtrar e ferver a água antes de beber. Na impossibilidade de ferver, deve tratar a água com hipoclorito de sódio (2,5%, 2 gotas para cada litro de água) e aguardar por 30 min antes do consumo;

Não consumir alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal, principalmente aqueles que entraram em contato com água da enchente e atentar para os alimentos resfriados, que ficaram por mais de 2 horas sem refrigeração.

· Sempre filtrar e ferver a água antes de beber. Na impossibilidade de ferver, deve tratar a água com hipoclorito de sódio (2,5%, 2 gotas para cada litro de água) e aguardar por 30 min antes do consumo;

  • Não consumir alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal, principalmente aqueles que entraram em contato com água da enchente e atentar para os alimentos resfriados, que ficaram por mais de 2 horas sem refrigeração.

bottom of page