top of page

Moradores de Niterói terão site para acionar a polícia


Os niteroienses que moram nos bairros atendidos pelo programa Niterói Presente terão um site na Internet através do qual poderão pedir auxílio policial e dar sugestões para aperfeiçoar o policiamento ostensivo nos seus bairros. A novidade, ainda em fase de projeto, foi anunciada pelo novo coordenador do Niterói Presente, capitão Wellington Moreira, durante reunião com representantes do Centro Comunitário de São Francisco e da União de Síndico de Charitas. A Prefeitura de Niterói investe mais de R$ 100 milhões por ano em programas de segurança, entre eles o Niterói Presente

Com a experiência de conhecer pessoalmente os projetos de polícia de proximidade em vários países do mundo, que conheceu quando era oficial do Bope, o capitão Moreira disse que dará prosseguimento ao trabalho que vinha sendo feito pelo seu antecessor, major David, que foi transferido para o Lapa Presente:

-- O propósito da polícia de proximidade é agir da forma que seja o mais rápido possível. Através do site, a intenção é estreitar ainda mais a ligação com os moradores – explicou o oficial.

Segundo o capitão Moreira, o Niterói Presente vai ganhar maior “robustez” com a chegada nos próximos dias de novos oficiais para dividir com ele a coordenação do programa, que tem bases em São Francisco, Centro, Icaraí e no Fonseca. Há previsão de estender o programa para a Região Oceânica.

-- Na base de São Francisco-Charitas-Jurujuba, temos a melhor estatística. O trabalho, contudo, é feito com excelência em todas as bases do Niterói Presente. A interação com a comunidade é muita boa e indispensável para o sucesso do programa, que é um projeto de estado. Não pode voltar atrás – afirmou.

Vice-Presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Carlos Cova elogiou os resultados do Niterói Presente:

-- O programa resgatou o conceito de polícia proativa, como no Primeiro Mundo. Os agentes conquistaram a confiança da população. Procuro cumprimentar todos. É o mínimo que podemos fazer – comentou Cova.

Marinice Machado, do Centro Comunitário de São Francisco lembrou a luta dos moradores para a conquista do Niterói Presente, que é custeado com recursos da Prefeitura. Já os moradores de Charitas alertaram para o aumento do movimento na orla marítima do bairro durante os fins de semana e feriados do verão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo encontro, os representantes de São Francisco pediram uma maior atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social no bairro, que sofre com o aumento da população de rua, sobretudo nas imediações da Caixa Econômica Federal e da Praça Dom Orione. Os moradores de Charitas, por sua vez, reiteraram o pedido de presença mais efetiva da fiscalização de posturas na praia e na orla marítima nos fins de semana. Os moradores dos dois bairros também pediram melhorias na base do Niterói Presente, localizada no Clube Naval. O espaço é pequeno e não dispõe de chuveiros para banho dos agentes.

-- O Niterói Presente é uma realidade conquistada pelos moradores. Uma grande vitória que vem diminuindo os índices de violência e trazendo mais qualidade de vida para a população – concluiu Marinice Machado, de São Francisco.

bottom of page