top of page

Arthur Maia dá nome a lona cultural do Horto do Barreto


Espaço inaugurado pela Prefeitura de Niterói,

neste domingo (15), faz parte do projeto de revitalização

do parque e vai abrigar diversas atividades

Rodrigo Neves inaugura a Lona Cultural Artur Maia (fotos Luciana Carneiro)

Mais uma etapa do projeto de revitalização do Parque Municipal Palmir Silva, o Horto do Barreto, Zona Norte de Niterói, foi concluída neste domingo (15), com a inauguração de uma lona cultural. O novo espaço recebeu o nome do baixista e ex-secretário de Cultura de Niterói Arthur Maia, que morreu há um ano de parada cardíaca.

A inauguração do espaço contou com uma extensa programação, que começou com a apresentação da cantora e compositora Bia Bedran, do grupo de samba Filhos de Sinhá e do Duo Canta Canta Minha gente, formado por Raoni e Dandara Ventapane, netos de Martinho da Vila, além da chegada de Papai Noel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A assistente social Renata Oliveira, 35 anos, acompanhou de perto toda a programação com os filhos Vitor, 6, e Leonardo, 2. Moradora do Barreto há mais de 30 anos, o Horto é ponto certo de diversão da família.

“Quando eu era pequena, vinha sempre aqui brincar. Mas hoje está completamente diferente. Tem diversas atividades, e o espaço está muito bem cuidado. É o nosso programa de fim de semana. Não pode faltar uma passadinha aqui com as crianças”, revelou.

Jorgina Pinho, 70, é uma das integrantes do projeto Arte de Dançar, que acontece no Horto, com aulas semanais, não escondia a felicidade em ver o novo espaço.

“Está tudo espetacular. Agora com a lona teremos ainda mais atividades. É o nosso espaço de diversão e de encontro”, disse entusiasmada.

Para a instalação da lona, que tem cerca de 450 metros quadrados, foram construídos pilares de concreto armado com estruturas metálicas. O investimento da Prefeitura de Niterói para este projeto foi de R$ 523 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), ressaltou que durante sua gestão, uma transformação profunda e positiva está acontecendo no Barreto e ressaltou que a aberturada lona foi uma grande homenagem para um grande parceiro da cidade, que foi o músico Arthur Maia.

“O bairro recebeu importantes intervenções como a duplicação da Rua Benjamim Constant, a construção do boulevard da Rua General Castrioto, a pavimentação de dezenas de ruas, e a construção da Cidade da Ordem Pública, além da reforma e ampliação de unidades de saúde e a climatização de várias escolas, assim como a recuperação do CIEP do Buraco do Boi, que estava há décadas abandonado. Este novo espaço cultural chega para somar, para trazer ainda mais qualidade de vida para quem mora aqui”, disse Neves.

A família do músico participou da inauguração da lona cultural. As filhas de Arthur Maia, Júlia e Manuela Maia, aprovaram a homenagem e estavam bastante emocionadas.

“Exatamente neste dia, 15 de dezembro, completa um ano que meu pai não está mais aqui com a gente. Mas tenho certeza de que ele está muito feliz com esta homenagem. Ele amava Niterói e se dedicou à cultura”, contou Julia, que é mãe de Cecília, de 1 ano e 7 meses, neta de Arthur.

“Recebemos esta homenagem com muita surpresa e alegria. Estamos muito emocionadas”, completou Manuela.

bottom of page