top of page

Exposição de fotógrafos virtuais encerra programação 2019 da SFF


Criado há oito anos com o objetivo de compartilhar fotografias pelas internet, o Coletivo Desafio 10+ abre no dia 7 de dezembro a Exposição Fotogrígora na Galeria Octávio do Prado da Sociedade Fluminense de Fotografia. A Coletiva reunirá imagens de 65 fotógrafos de 11 estados brasileiros e trabalhos de fotógrafos originários de Portugal, Colômbia e Uruguai. Ao todo, serão 138 imagens expostas no tamanho 30 x 40

O Desafio 10+ nasceu em 2011 e se consolidou. Hoje reúne 3800 membros, sendo que 2 mil deles participam ativamente do grupo, que já tem mais de 60 mil acessos mensais. Três temas são propostos semanalmente para que fotógrafos amadores e profissionais remetam suas imagens que são classificadas pelos próprios participantes daquela semana. A participação é livre e democrática e as fotografias vencedoras de cada rodada levam não somente em consideração o nível de conhecimento técnico do concorrente, nem se ele atua profissionalmente ou como amador. “Todos disputam no mesmo nível e o objetivo é aproximar todos os tipos de olhares na arte fotográfica em sua mais pura essência”, sintetiza Julio Régis fundador do Desafio 10+.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fotógrafo Leo Mano destaca a importância de um coletivo virtual poder mostrar o seu trabalho em uma instituição como a SFF. “Contar com o apoio da SFF para realizarmos a nossa Mostra Coletiva nos enche de orgulho. Essa é a segunda vez que conseguimos realizar uma exposição e mais uma vez temos o apoio da Sociedade Fluminense de Fotografia”, explica Mano que também é administrador e organizador dos desafios semanais.

Para Antonio Machado, que preside a SFF, o Desafio 10+ é um dos coletivos mais organizados do país e a exposição, reunindo fotógrafos de 11 estados e até do exterior, mostra a força da fotografia e responde a indagação de muitos sobre o futuro da arte fotográfica. “A Exposição Fotogrígora provoca um debate sobre o futuro e eu acredito que a fotografia está mais viva do que nunca”, diz ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse é um trabalho que começou em forma de brincadeira e que teve um resultado surpreendente. Já lançamos livros e agora estamos partindo para a nossa segunda exposição, sem falar nos encontros presenciais que promovemos em diferentes cidades brasileiras, cujo próximo acontece no dia 8/12 na Praça Mauá no Rio. Todo trabalho é autofinanciado, finaliza Julio Regis.

SERVIÇO:

Exposição Fotogrígora

Coordenação: Julio Regis, Leo Mano, Leny Fontenelle e Sonia Parrot

Abertura dia 7/12/2019 às 16 horas

Galeria Octávio do Prado

Sociedade Fluminense de Fotografia

Rua Doutor Celestino, 115 – Centro – Niterói RJ Tel 2620 1848

Mostra reúne 138 fotografias de 65 fotógrafos do coletivo Desafio 10+

De 7/12 a 10/01 de 9h às 19 horas de segunda a sexta e de 9h às 13 horas aos sábados.

Entrada-Franca

bottom of page