Mais de 250 pessoas preparadas para atuar durante o período de chuvas fortes no município. O anúncio do contingente foi feito no lançamento do Plano Verão 2020, realizado nesta quinta-feira (21), na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta. São 57 órgãos envolvidos no planejamento de resposta e de atendimento para casos de deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. O objetivo é minimizar os efeitos da chuva e aperfeiçoar o atendimento das equipes em caso de ocorrências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos cinco planos de contingência, o plano da estação conta com a visita dos agentes da Defesa Civil aos pontos de apoio das comunidades com sirenes, treinamentos com os moradores, além do Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo. Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município - o governo municipal investe na prevenção de desastres, com diversas ações que envolvam a população.
“O Plano Verão municipal organiza e prepara as equipes de atendimento. Até o fim do verão, vamos trabalhar em duas frentes: prevenção aos desastres de origem natural e de resposta. São ações de conscientização nas comunidades e nas escolas, além do plantão permanente dos órgãos de resposta, como a Defesa Civil, CPTrans, Comdep e Corpo de Bombeiros", pontuou o prefeito Bernardo Rossi (MDB), ressaltando o lançamento do Plano Verão 2020 com 31 dias de antecedência ao início da estação – que começa em 22 de dezembro.
A visita dos agentes da Defesa Civil aos pontos de apoio dos bairros que apresentam maior risco geológico e hidrológico começa no próximo dia 26, na E.M. Alto Independência. A intenção do trabalho é reforçar a importância das sirenes para as comunidades. Em Petrópolis elas estão em 12 bairros: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.
“O Plano Verão municipal é um trabalho organizado por diversas mãos. O resultado é um trabalho que tem como objetivo organizar a resposta aos desastres naturais, além de ações que podem minimizar os efeitos das fortes chuvas. Nossa ideia é transformar Petrópolis em uma cidade resiliente modelo para o país”, disse o coronel Paulo Renato, secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias.
Buscando aperfeiçoar o sistema de pontos de apoio que servem de abrigo temporário para os moradores em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil vai promover o treinamento dos responsáveis pela abertura destes locais, em 18 de dezembro, último dia do calendário nas comunidades. "Os 45 voluntários que são responsáveis por esse trabalho precisam estar alinhados com as equipes do governo", ressalta o coronel Paulo Renato.
Fábio Hoelz, coordenador geral da Rede Operações de Emergência de Radioamadores (ROER), destacou a importância do atendimento eficaz para à população. “Quanto mais rápido os órgãos sejam acionados, melhor para os petropolitanos. Essa atuação em conjunto é importante para o município como um todo”, afirmou.
Participaram também do lançamento do Plano Verão 2020 o vice-prefeito Baninho; a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes; o coordenador de Relações Institucionais, Roberto Júnior; além de representantes do Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Força Jovem Universal e de outras secretarias municipais.
Os cinco planos de contingência e suas matrizes de responsabilidade estão disponíveis para a população no site da prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br).