Prefeitura de Maricá entrega 500 cartões do Mumbuca Futuro

 

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (07), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, a Prefeitura de Maricá entregou 500 cartões do Programa Mumbuca Futuro para os alunos do 9º da rede municipal de ensino que residam na cidade. A ação é uma iniciativa das secretarias de Economia Solidária e Educação.

                                              Fabiano Horta é recebido pelos estudantes (fotos Clarildo Menezes)

 

O programa estabelece o pagamento de dois benefícios: créditos de 50 Mumbucas (equivalente a R$ 50) por mês, para ajudar na compra de livros e material escolar; e o depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio, ambos condicionados à aprovação e frequência escolar de 75% nas aulas do programa e nas aulas regulares.

 

Esse último benefício só poderá ser utilizado para custear o ensino universitário ou para a implantação do próprio negócio, possibilitando ao futuro empreendedor adquirir produtos ou serviços fora da cidade.

 

“O Mumbuca Futuro alinha uma maneira de ver a dinâmica econômica com o olhar novo. Garantimos para essa garotada uma perspectiva de no futuro formar uma cooperativa ou uma associação e ter um recurso que o município estimule os alunos a fazer. Ou seja, o Mumbuca Futuro é mais um salto numa política educacional que estamos desenvolvendo”, disse o prefeito Fabiano Horta (PT).

                                                                                                                                                                          CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan (PT), o programa pretende dar condições para o jovem continuar na escola, a fim de reduzir a evasão escolar, além de desenvolver a criatividade observada nos projetos expostos na escola junto com a cerimônia de entrega.

 

“Isso garante a independência da cidade. Maricá está arrecadando o dinheiro proveniente dos royalties e investindo na Educação da população. Essa educação é o que vai garantir o futuro dos jovens e do município como uma cidade que gera renda para todos”, pontuou.

 

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, o programa estimula o aprendizado, além de apresentar mais uma opção de carreira profissional.

“Através do Mumbuca Futuro fazemos com que o aluno permaneça realmente mais tempo na escola tendo o ensinamento voltado para o futuro dele, para a economia solidária e empreendedorismo. Assim, ele já vai pensando numa questão profissional”, afirmou.

 

No contraturno escolar, os alunos participaram de aulas de economia solidária, empreendedorismo, cooperativismo, agroecologia, soberania alimentar, comércio justo, consumo responsável e finanças solidárias.

 

“É um projeto sério, que realmente o aluno que está buscando terá um futuro, não pelo valor do dinheiro, mas pela conscientização do sujeito enquanto ele na sociedade”, declarou a diretora da unidade anfitriã, Vanda Timóteo.

Como trabalho de conclusão de curso, os alunos expuseram os projetos desenvolvidos, como foi o caso do aluno Luiz Pinheiro, de 15 anos, aluno do 9° da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta, situada em Santa Paula. O jovem, junto dos amigos, criou uma cama de cachorro utilizando pneu, grampo, espuma e pano.

 

“Do mesmo jeito que podemos ajudar os moradores de rua, podemos também ajudar os animais que estão passando frio. Isso foi totalmente reciclado e acho que pode ajudar bastante”, explicou o estudante, fazendo um resumo do que aprendeu com as aulas. “Entendemos como é o plano de economia solidária, o que ajuda muito para o nosso futuro”, finalizou Luiz, um dos 500 beneficiados com o programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino