Cadeirantes são convidados para participar do desfile "Natal Iluminado de Maricá"


A prefeitura de Maricá promete um Natal Iluminado neste ano que ficará para a história do município, encantando moradores e turistas com mais de 1,5 milhão de luz, ou seja, quase que o dobro da 1ª edição em 2018, quando foram utilizadas 800 mil microluzes de led. O desfile do Natal Iluminado de Maricá, coordenado por Alexandre Oliveira, terá como novidade uma ala de cadeirantes que estão felizes com este espaço aberto

Ivani e Walquírio se conheceram na entrevista para o

GBNEWS em Araçatiba (fotos Agência GBNEWS)

Ivani Ribeiro moradora de Araçatiba e Walquírio Pimentel, de São José do Imbassaí, afirmaram ao GBNEWS que a Prefeitura através de Alexandre Oliveira e do secretário de Turismo, vereador licenciado Robson Dutra( PODE), estão dando oportunidade para o cadeirante mostrar sua potencialidade.

"Esse trabalho é muito importante para nós. É mais um incentivo para não ficarmos com a cabeça vazia. Temos mais vontade de viver", disse Ivani. Walquírio emendou afirmando que "com esse tipo de oportunidade, os cadeirantes ficam mais imperativos porque cada portador de deficiência sabe da sua capacidade, que cada um tem seu valor".

Os dois cadeirantes reconhecem o esforço da Prefeitura em dar maior acessibilidade a eles, como neste verão que poderão tomar banho de mar em Ponta Negra com cadeiras especiais. Eles reivindicaram que seja elaborado um programa para a prática de esportes e uma piscina para os deficientes, além de maior acessibilidade nas ruas, avenidas e praças de Maricá.

Ivani, Robson Dutra, Walquírio e Alexandre Oliveira

Alexandre Oliveira foi verificar como anda o trabalho no barracão montado na Praça Tiradentes, em Araçatiba, onde estão sendo montadas seis alegorias para o desfile das sete alas. "Está tudo dentro do cronograma. O desfile do Natal Iluminado de Maricá contará com cerca de 300 componentes que estão sendo selecionados entre os 415 que se inscreveram. Vai ser uma grande festa, mas todos os figurantes serão remunerados, numa geração de emprego e renda", disse o coordenador Alexandre, acrescentando que no barracão 20 profissionais estão trabalhando diariamente para dar conta do recado.

Empresário Vinícius Barbosa responsável pela montagem do Natal Iluminado

Vinícius Barbosa, da Vacc Ind. Com. de Serviço, empresa de Petrópolis, mais uma vez responsável pelo Natal de Maricá, disse que o evento vai gerar 600 empregos diretos e cerca de mil indiretos. "O trabalho é a inserção do cidadão na sociedade. O Natal é família de todas as religiões, inserindo todas as camadas sociais", falou o empresário.

Se despedindo da Secretaria de Turismo já que retornará brevemente à Câmara de Vereadores, Robson Dutra, acredita que cerca de 15 mil pessoas estarão circulando diariamente pela orla de Araçatiba. "Vamos inaugurar a Árvore de Natal às 20h do dia 15, antecedendo o desfile. O evento do ano passado gerou uma grande ansiedade no público. Creio que vai ter ainda mais gente que em 2018”, acredita Robson, garantindo que haverá ainda decoração em outros bairros como em Ponta Negra e no distrito de Itaipuaçu.