top of page

Garantidos recursos para o "Niterói Presente" até 2020


O número de homicídios e de roubo de carros foi reduzido a zero no mês de outubro nos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba, que contam com o programa Niterói Presente desde o dia 29 de agosto. No mesmo mês, o número de roubos de rua caiu para apenas um caso, quando em outubro do ano passado ocorreram 12 roubos. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), que foi à Praça Dom Orione, entre São Francisco e Charitas, cumprimentar os policiais do Niterói Presente. Ele informou ainda que os recursos para o programa (que custa R$ 50 milhões por mês) estão garantidos até o fim do seu mandato, em dezembro de 2020.

-- Os números de redução da criminalidade em Niterói são bastante expressivos em relação ao restante do estado. Hoje, dois terços dos policiais que atuam no policiamento ostensivo da cidade são pagos pela prefeitura. Temos um Plano Municipal de Segurança Pública que, entre outras ações, criou o cerco eletrônico de Niterói, que inibe a ação de criminosos em nossa cidade – afirmou Neves.

Representante do Centro Comunitário de São Francisco, Marinice Machado disse que os moradores estão voltando às ruas com a sensação de segurança proporcionado pelo Niterói Presente:

-- Melhorou muito a segurança no bairro, isso ninguém pode negar. O antigo sonho é uma grata realidade e torcemos para que o programa tenha continuidade – apelou.

Representante da União dos Síndicos de Charitas, Leonardo Fonte, destacou a eficiência das abordagens de suspeitos feitas pelos agentes do Charitas Presente:

-- Em pouco tempo, diminuiu assustadoramente o número de suspeitos que cruzavam Charitas em motos barulhentas. A polidez dos policiais nas abordagens também é motivo de elogios – comentou Fonte.

Secretário de Gestão Integrada de Niterói, o coronel Gilson Chagas comemorou a redução dos números de violência:

-- Niterói hoje se destaca no estado em relação à queda dos índices de violência. Isso tem a ver com os investimentos feitos pela prefeitura e também devido à integração com a sociedade – explicou o coronel.

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Luís Vieira afirmou que o Niterói Presente beneficiou o comércio:

-- Os comerciantes, os comerciários e os consumidores perderam o medo de andar na rua. A população retomou a confiança nas forças de segurança. O comércio está muito agradecido – disse Vieira.

O deputado Paulo Bagueira SDD), que representou a Alerj, disse que nos seus 27 anos de vida pública nunca viu uma ação tão positiva na área da segurança pública, se referindo ao Niterói Presente:

-- A violência era uma das grandes preocupações da população de Niterói, mas sempre havia o argumento de que isso não era responsabilidade do município. Lembro de uma reunião que tive com síndicos de Charitas na qual eles falavam a preocupação com a segurança. Hoje o Niterói Presente é um programa de sucesso – assegurou o parlamentar.

bottom of page