top of page

Mais de mil guardas municipais de todo país participam de congresso em Niterói


Evento que vai até esta sexta-feira (25)

discute políticas de segurança e ordenamento público

Rodrigo Neve falou da importância da Guarda Municipal (fotos Nathalia Felix)

Mais de mil guardas municipais de corporações de todos os estados brasileiros estão participando do XXIX Congresso Nacional das Guardas Municipais, uma realização conjunta da Prefeitura de Niterói e do Conselho Nacional das Guardas Municipais do Brasil. O evento, que acaba nesta sexta-feira (25), foi aberto na noite de quarta-feira (23) pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) com o objetivo de discutir políticas de segurança e ordenamento público. Rodrigo Neves destacou a importância da atuação da guarda próxima aos cidadãos, com um trabalho preventivo. Ele afirmou que agentes municipais de todo o País vivem um novo tempo, em que a segurança é um dos principais desafios nos meios urbanos brasileiros, e o protagonismo dos municípios é cada vez mais necessário. “A segurança é um dos maiores desafios das cidades da América Latina. No Brasil, as guardas municipais passaram, a partir de 2014, a ter estatuto e status diferenciados, sendo compreendidas como integrantes do sistema de segurança pública urbana. Quando assumi a gestão da Prefeitura de Niterói encontramos uma Guarda desvalorizada e desmotivada e, mesmo em um cenário de crise, demos prioridade para a reestruturação da nossa força local. Acredito na importância dos guardas municipais. Sou vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e me coloco à disposição para levar para o âmbito nacional as demandas do congresso”, explicou o prefeito. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rodrigo Neves enfatizou ainda que a gestão implantou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Guarda, estimulando a qualificação dos agentes, além de realizar um concurso público dobrando o contingente. Outros destaques são a construção da Cidade da Ordem Pública, com um centro de treinamento, e do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), comandado pela Guarda, que monitora a cidade 24 horas com mais de 500 câmeras e atua em conjunto com todas as polícias civil e militar. “Nossa cidade está orgulhosa de sediar esse congresso nacional, que permite a troca de experiências e de boas práticas, aprimorando as guardas municipais de todo o Brasil. Tenho a certeza que o conhecimento é o que engrandece o profissional. Então, aproveitem esse momento, explorem essa oportunidade de aprendizado, e multipliquem com os colegas de suas cidades”, ressaltou o coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública de Niterói.

A inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal do Rio, presidente do Conselho Estadual de Guardas Municipais e vice-presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais destacou que as instituições devem se unir em busca de conhecimento. “Não tem como mensurar o valor desse encontro para a capacitação e evolução das Guardas de todo o Brasil. Precisamos elogiar o planejamento da Guarda Civil Municipal de Niterói, que permitiu que esse evento acontecesse, e agradecer ao prefeito Rodrigo Neves pelo apoio ao nosso congresso”, disse a inspetora.

bottom of page