Outubro Rosa Pet acontece domingo em Petrópolis com cãominhada

Palestras, distribuição de brindes e amostras de produtos veterinários e uma "cãominhada" fazem parte da programação do Outubro Rosa Pet, que será realizado no próximo domingo (27) na Praça da Liberdade, na Cidade Imperial. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama nos cães. O evento também terá avaliação dos animais, além de uma feira de adoção, perna de pau, pintura facial em crianças e distribuição de esculturas de balões. A ação é da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea)

A programação começa às 8h com a concentração da "cãominhada", que começa às 9h no entorno da Praça da Liberdade. Na sequência, o oncologista veterinário Bruno Baetas ministra uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama nos animais. O evento segue até 13h, com o restante das atividades. "Uma forma de agir para se antecipar a doença é realizar a castração após o primeiro cio e até o terceiro. Essa é a fase ideal", disse Bruno.

 

O tumor de mama é o segundo mais comum em cachorros, perdendo apenas para o de pele. Geralmente acontece nos animais mais velhos, com cerca de 10 anos de idade ou mais, ou em cães que possuem todo o seu aparelho reprodutivo ou que foram castrados após o quarto cio. Todas as raças estão sujeitas a doença. O mais importante é prevenir.

 

"O câncer não acontece apenas em fêmeas, mas os machos também podem ter. Qualquer que seja o nódulo encontrado, mesmo pequeno, é necessário levar o animal ao médico veterinário de mais confiança", alertou o Bruno.

 

"Recentemente, o prefeito Bernardo Rossi (MDB) sancionou a lei que proíbe o uso e a comercialização de coleiras de choque e as cirurgias de fins estéticos. Além disso, criamos o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, o COMUPA, entre diversas outras ações", lembrou Renato Couto, coordenador de Bem-estar Animal.

 

“Procão” com feirão de adoção de animais acontece no mesmo dia

 

A edição especial do “Procão”, com a grande feira de adoção de animais, acontece no mesmo dia, das 12h às 18h, na Praça da Águia. O evento é uma ação solidária de arrecadação de ração, medicamentos e acessórios para animais, realizada pelo Procon Petrópolis. A edição deste ano conta com a novidade do Feirão de adoção, em parceria com Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) e com a participação de Ongs e protetores de animais.

 

Programação do Outubro Rosa Pet

 

8h - Abertura

9h - "Cãominhada"

10h - Palestra com o oncologista veterinário Bruno Baetas

10h às 13h - Distribuição de brindes e amostras de produtos veterinários; avaliação dos animais presentes e recreação infantil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino