top of page

Detran estará no Rock in Rio com ações educativas para o trânsito


No stand do Governo do Estado,

equipes promoverão atividades interativas

Começa nesta sexta-feira (27), o maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, que acontece até o dia 6 de outubro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. No estande do Governo do Estado, localizado na Rock District, agentes de Educação no Trânsito do Detran vão convidar o público a participar de um game interativo, que simula situações do cotidiano das ruas, como acidentes e fatos inesperados, muitas vezes decorridos do som de celulares, inapropriados para utilização em trânsito. O jogo será uma junção de uma estação personalizada, com óculos 2D e headphone, criando uma sensação de imersão para o usuário.

As secretarias de Turismo e Cultura também dividem com o Detran o estande do Governo do Estado, além de um equipe da Operação Lei Seca. No espaço, os agentes - que são cadeirantes e vítimas de acidentes provocados pela combinação de álcool e direção -, farão atividades interativas com o público utilizando óculos simulador de embriaguez, que altera a capacidade psicomotora. O público terá que fazer um circuito montado com cones e obstáculos e ao término realizar o teste do bafômetro. Eles aproveitarão o evento para reforçar a mensagem da Lei Seca: "Nunca Dirija Depois de Beber!".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ação nas ruas

Durante os sete dias de festival de música, equipes do Detran levarão para as ruas mensagens de conscientização direcionadas a motoristas e pedestres. "Um trânsito mais seguro se faz com o comprometimento de todos: motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. Vamos levar mensagens de conscientização sobre o uso da faixa, do cinto e do capacete, a importância de se evitar o uso celular no trânsito e dos cuidados com os itens obrigatórios de segurança dos veículos", destaca Luciana Tamburini, coordenadora de Educação no Trânsito.

Em pontos de grande circulação do Rio, agentes compartilharão informações fundamentais para prevenção de acidentes e detalharão como funciona a Operação Detran Seguro, que completou cinco meses no último dia 8 de setembro. Ao longo desse período, foram realizadas 626 blitzen, com 17.128 abordagens, 7.496 multas aplicadas e 1.480 remoções de veículos. As operações, que buscam aumentar a segurança no trânsito, são filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento.

“Veículos em mau estado de conservação, como pneus carecas e para-brisas rachados, podem oferecer riscos à população. Os agentes buscam conscientizar os motoristas durante a operação, com alertas sobre os itens de segurança que devem ser observados”, reforça Marcelo Bertolucci, presidente do Detran.RJ.

A Operação Detran Seguro conta com ações diárias, inclusive aos sábados e domingos, na capital e no interior do estado. Os locais não são divulgados previamente.

bottom of page