Com poucos dias de mandato, o vereador de Maricá, cabo PM Fabiano Novaes (DEM), longe dos discursos vazios, preocupado com os altos índices da violência na cidade, já conseguiu algumas conquistas. Foi no encontro que teve no QG da PM no Centro do Rio, nesta terça-feira (24), com o secretário de estado da Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo de Lacerda
Secretário Rogério Figueiredo recebeu em seu gabinete o vereador Fabiano Novaes
Liderando o Movimento Batalhão Já para Maricá o parlamentar teve alguns pedidos atendidos pelo responsável pela PM do governador Wilson Witzel (PSC).
"O secretário vai aumentar 20% do efetivo do RAS; trocar toda a frota em outubro por viaturas zero km; Maricá terá motopatrulhas circulando por toda a cidade; a cabine da PM da Rua 83 em Itaipuaçu, será reativada antes do início do verão com o PROEIS buscando parcerias; e o efetivo será reforçado em maio de 2020 com a formatura de 500 novos policiais militares", disse Novaes ao GBNEWS.
Segundo o parlamentar maricaense, o coronel Rogério Figueiredo também ficou de resolver o problema do abastecimento das viaturas que são obrigadas a sair de Maricá para colocar combustível no 12º BPM em Niterói.
"Com a implantação dos registros online das ocorrências, as viaturas no lugar de ficar paradas na 82ª DP, no Centro de Maricá, poderão continuar circulando pela cidade, garantindo mais segurança", disse Fabiano Novaes.
Quanto a instalação de um Batalhão da PM Já em Maricá, o vereador sabe que a decisão é exclusiva do governador Witzel, que receberá brevemente, de suas mãos, um abaixo-assinado contendo pelo menos 40 mil assinaturas. Na internet a assinatura pode ser feita no link https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/Governador_MARICA_Batalhao_Ja/
Nos próximos dias, Fabiano Novaes estará, juntamente com sua equipe, visitando todos os pontos de Maricá para pegar também assinaturas no papel.
O vereador democrata assumiu a cadeira na Câmara Municipal de Maricá no início deste mês, no lugar do companheiro de partido, Ismael Breves, assassinado em agosto dentro de casa no bairro de Zacarias.
O que é RAS
O Regime Adicional de Serviço (RAS) é um importante passo para pôr fim à convocação compulsória do trabalho extraordinário. Com reajuste médio de 45%, anunciado pelo governador em maio, aumenta a procura de policiais militares para trabalhar voluntariamente em seus dias de folga, reduzindo, consequentemente, a necessidade de recompor efetivo pelo chamado RAS compulsório.
A avaliação é do Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda, que considera o RAS um instrumento fundamental para atender a demanda do policiamento ostensivo.